Cidades
Em 2024, Defesa Civil de Maceió atende mais de mil ocorrências até outubro
Jacintinho é o bairro com o maior número de chamados
A Defesa Civil de Maceió atua nas áreas de risco de toda a capital alagoana, ao atender ocorrências de diversos tipos com o intuito principal de salvaguardar a vida dos maceioenses. Até o dia 22 de outubro de 2024, foram atendidas 1.336 ocorrências, sendo a maioria relacionada a edificações com problemas de estrutura.
A maioria das edificações apresenta rachaduras e fissuras que, a depender do grau das patologias, podem levar a um desabamento. “Entre as possíveis causas desses problemas nas edificações estão as más construções, a falta de manutenção e infiltrações”, afirmou o engenheiro civil Julio Normande.
O bairro que mais registrou chamados na Central de Atendimento foi o Jacintinho, com 147 ocorrências, seguido pelo Bom Parto, com 114. A Defesa Civil Municipal realizou as vistorias necessárias nos imóveis e encaminhou as situações para o atendimento e desfecho necessários.
“Em casos mais graves, em que a residência pode sofrer um colapso imediato, recomendamos a demolição e, nos casos mais simples, indicamos que sejam realizados os reparos necessários”, explicou o engenheiro civil.
Prevenção
O trabalho preventivo nas áreas de risco realizado pela Defesa Civil de Maceió tem sido eficaz. O coordenador-geral avaliou que a população está cada vez mais informada e, sempre que necessário, aciona a instituição.
“Temos feito um trabalho intenso em grotas e comunidades que vivem em situação de vulnerabilidade, orientando a população e realizando monitoramento constante. Isso nos levou a ter uma redução significativa de ocorrência nos últimos anos”, enfatizou Abelardo Nobre.
Em 2021, a Defesa Civil de Maceió registrou 4.081 ocorrências. Em 2022, foram 3.628. E em 2023, houve uma redução significativa, com o registro de 1.829 ocorrências.
O trabalho preventivo tem o apoio dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) que atuam diretamente nas comunidades. São voluntários que passaram por um curso de formação e por oficinas de aprimoramento para agir dentro das localidades onde residem.
“Atualmente temos mais de 170 voluntários e em breve abriremos um novo edital. Nossa meta é chegar a 300 Nudecs para que a nossa capital tenha cada vez mais segurança, principalmente em períodos de muita chuva”, acrescentou o coordenador-geral.
Trabalho social
A Diretoria Social dispõe de uma equipe multidisciplinar para atender a população, que conta com profissionais das áreas do serviço social e da psicologia. O setor realiza os encaminhamentos necessários para garantir o direito do usuário aos benefícios socioassistenciais.
Em 2024, a Diretoria Social realizou até o momento 30 encaminhamentos para o auxílio moradia e 24 encaminhamentos para o programa de habitação popular do município de Maceió. Cada ocorrência atendida é analisada de forma individual com o intuito de assegurar os direitos do cidadão, a fim de trazer a melhor solução.
Abra uma ocorrência
A população pode acionar a Defesa Civil de Maceió pelo número 199. A ligação é de graça. A Central de Atendimento vai abrir a ocorrência e uma equipe se deslocará ao local para atender a população.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas