Cidades

Instituto de Identificação participa de mais uma edição do Justiça Itinerante

Até agosto deste ano, o órgão participou de 135 ações que levaram gratuitamente o serviço de emissão da carteira de identidade para a população

Por Polícia Científica 22/10/2024 14h48
Instituto de Identificação participa de mais uma edição do Justiça Itinerante
Segundo dados do setor responsável por este tipo de serviço, de janeiro a agosto deste ano, o Instituto de Identificação realizou 135 ações itinerantes - Foto: Dyego Duarte

A equipe do Instituto de Identificação de Alagoas participou, nesta terça-feira (22), do programa Justiça Itinerante promovido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). A ação, que levou um mutirão de serviços gratuitos à comunidade, aconteceu nas dependências da Faculdade Estácio, no bairro da Jatiúca em Maceió.

Nesta nova edição do Justiça Itinerante, coube ao Instituto de Identificação levar cidadania à comunidade com a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Com dois guichês instalados em uma sala exclusiva para este tipo de atendimento na faculdade, a equipe conseguiu atender uma média de 100 pessoas durante seis horas de serviços ininterruptos.

O superintendente do Instituto de Identificação, Antônio Ferreira, explicou que a parceria entre o órgão e Poder Judiciário é antiga, com uma integração exitosa na emissão de documentos. Para ele, a realização de mutirões para a emissão de documentos gratuitos é fundamental, pois reduz o déficit do serviço e assegura que mais cidadãos tenham acesso a seus direitos de forma rápida e eficiente.

"Com a ação itinerante de emissão da nova carteira de identidade, estamos facilitando o acesso a este importante documento, promovendo cidadania e garantindo que todos os alagoanos tenham a identificação que lhes é de direito. Essa é uma das principais iniciativas do plano de governo do Estado, que tem como foco o cidadão". Afirmou o superintendente.

Segundo a coordenação do programa do TJ, participaram ainda do mutirão o Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Secretaria de Segurança Pública (SSP), Delegacia da Receita Federal. A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (SETEQ), através do Sine Alagoas, também foi integrante da ação.

Identificação em números

Segundo dados do setor responsável por este tipo de serviço, de janeiro a agosto deste ano, o Instituto de Identificação realizou 135 ações itinerantes. Com isso, o órgão da Polícia Científica de Alagoas conseguiu levar o serviço para 109 locais diferentes, emitindo 7.623 carteiras de identidade.