Cidades

Caçambas deixam rastro de fezes nas ruas

Moradores reclamam do mau cheiro e da sujeira espalhada pelos veículos que vão para ET do bairro

Por Claudio Bulgarelli / Sucursal Região Norte 09/10/2024 09h13 - Atualizado em 09/10/2024 16h26
Caçambas deixam rastro de fezes nas ruas
Moradores da região dizem que caçambas circulam descobertas, deixando o mau cheiro insuportável - Foto: Edilson Omena

Moradores da Avenida do Meirim, no Benedito Bentes I, parte alta de Maceió, vêm fazendo protestos constantes nas últimas semanas contra os problemas que vêm sofrendo por conta do mau cheiro deixado por dezenas de caminhões e caçambas que passam todos os dias em direção à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Benedito Bentes, gerida pela Sanama, que fica no fim da avenida. Segundo eles, as caçambas deixam um rastro de fezes humanas na pista, além de, muitas vezes, circularem abertas, sem a devida cobertura.

Moradores e pequenos comerciantes afirmam que a mais de um ano vem fazendo denúncias na própria Sanama, que até o momento não tomou nenhuma providência em relação, sobretudo, quanto as caçambas abertas, que deixam um rastro de sujeira na pista e um mau cheiro insuportável em toda a região. Como o cheiro é muito forte, eles denunciam, inclusive, que muitas pessoas têm adoecido, especialmente as crianças.

Um dos moradores, o comerciante Araquém Paiva, que viu o movimento do seu bar diminuir quase que totalmente, disse que à passagem das caçambas pela avenida têm tirado o sono da população, e até o apetite. “Estamos sofrendo na comunidade. Tem o cheiro muito forte de fezes, quase a toda hora, e não respeitam nem os horários de almoço e jantar. Os caminhões passam por aqui carregados e derrubam fezes na pista” disse Araquém.

Maria Lúcia e Jaqueline Rolim, mãe e filha, moradoras da rua, dizem que não suportam mais o mal cheiro. “E quando eles passam durante o almoço e o jantar, comemos merda, literalmente. Há mais de um ano que vivemos esse drama e ninguém faz nada. A Sanama parece não estar preocupada com isso”, afirmou Maria Lúcia.

A Sanama, Saneamento Alta Maceió, é responsável pela implantação e a operação dos serviços de esgotamento sanitário para atender 350 mil moradores da região alta da capital, que abrange os bairros Cidade Universitária, Santos Dumont, Clima Bom, Tabuleiro dos Martins, Antares, Santa Lúcia e Benedito Bentes.

ETE do Benedito Bentes (Fogo: Edilson Omena)