Cidades
IMA ultrapassa 1,6 milhão de mudas plantadas
Instituto revela que qualquer pessoa em Alagoas pode entrar em contato pelo site do órgão para solicitar mudas
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) ultrapassou mais de 1 milhão e 600 mil mudas plantadas, através dos programas desenvolvidos pelo órgão, com o objetivo de estimular a arborização, o reflorestamento e o plantio de mudas em Alagoas. Além disso, o viveiro continua produzindo mudas para serem distribuídas e plantadas em toda Alagoas.
Qualquer pessoa de cada um dos 102 municípios alagoanos pode entrar em contato com o IMA, através do site do órgão, para solicitar mudas para plantio ou para recuperação de área degradada ou para arborização urbana.
O IMA conta com o programa Alagoas Mais Verde que tem, como objetivo recuperar áreas degradadas, através do plantio de mudas nativas e também comtemplar áreas urbanas com o plantio dessas mudas, arborizando praças e avenidas.
Segundo o biólogo Paulo Lira, consultor ambiental do IMA e coordenador do programa Alagoas Mais Verde, os programas ambientais do IMA têm uma vertente educacional muito significativa. “O IMA sempre busca fazer parcerias com as secretarias de meio ambiente para que as práticas da preservação e plantio de novas mudas sejam constantes”, detalhou.
Desde 2015, o programa Alagoas Mais Verde leva arborização, reflorestamento, recomposição de matas ciliares aos municípios alagoanos, além da recuperação de áreas desmatadas, por meio do plantio de mudas de árvores nativas.
Algumas espécies utilizadas no projeto são amplamente conhecidas e presentes nos biomas do Estado, a exemplo da aroeira-vermelha (Schinus Terebinthifolia), ingá (Inga edulis), ipê-amarelo (Handroanthus Ochraceus) e saboneteira (Sapindus saponaria).
O Alagoas Mais Verde já contemplou os 102 municípios do Estado, seja com o plantio de mudas ou com a doação dessas espécies. Um grande aliado do Alagoas Mais Verde é o Mudômetro, um contador de mudas plantadas em tempo real.
O IMA conta ainda com o projeto Calçada Verde que tem o objetivo de transformar as calçadas em faixas de solo preenchidas com plantas nativas.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha