Cidades

UNINASSAU e Procon promovem mutirão de audiências

Por Assessoria 20/09/2024 15h57
UNINASSAU e Procon promovem mutirão de audiências
Ação aconteceu no Núcleo de Práticas Jurídicas da Instituição de Ensino Superior e contou com a participação de estudantes do curso de Direito - Foto: Assessoria

A UNINASSAU Maceió, em parceria com o Procon Maceió, promoveu um mutirão de audiências de conciliação, na terça-feira (17). O evento, realizado no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Instituição de Ensino Superior (IES), teve como objetivo acelerar os procedimentos administrativos, conduzindo 22 audiências voltadas ao Direito do Consumidor.

Para fortalecer a força-tarefa, o Núcleo de Práticas Jurídicas contou com o apoio de dois advogados orientadores e 20 estudantes do curso de Direito da IES. "O Procon mantém uma unidade dentro da nossa Instituição, o que tem beneficiado a comunidade local. Isso tem atraído cada vez mais a população em busca de nossos serviços. Quando as partes não chegam a um acordo, orientamos o consumidor a recorrer ao Judiciário”, explicou Pedro Coutinho, coordenador do NPJ da UNINASSAU Maceió.

Cecília Wanderley, diretora executiva do Procon Maceió, ressaltou que essa parceria fortalece o conhecimento acadêmico dos estudantes. “Nosso foco é ampliar o número de acordos, promovendo a conciliação, agilizando a resolução de conflitos e evitando encaminhar ao Judiciário questões resolvíveis na esfera administrativa”, destacou.

André Sérgio foi um dos consumidores presentes no mutirão em busca de seus direitos. Para ele, o NPJ ofereceu uma oportunidade de resolver seu conflito sem a necessidade de acionar a Justiça. "O papel do Procon e do Núcleo em dar esse primeiro passo é essencial. Além disso, os estudantes também ganham com essa experiência enquanto ajudam as pessoas na solução dos conflitos".

Os alunos tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades em conciliação, compreender as diferentes partes envolvidas e aprender todo o processo de mediação. “É gratificante ajudar a população a ter conhecimento sobre seus direitos. Passar as orientações e apresentar propostas adequadas é essencial. Para nós, discentes, essa prática enriquece nosso conhecimento e nos prepara melhor para o mercado de trabalho”, afirmou Dryanne Damásio, aluna do 8º período de Direito.