Cidades

Última semana: empresários e contadores alagoanos têm até próxima sexta-feira (27) para responder ao IBGE

Resposta é fundamental para traçar o cenário econômico no estado e garante acesso à Certidão de Quitação de Informações Estatísticas

Por IBGE 20/09/2024 14h47
Última semana: empresários e contadores alagoanos têm até próxima sexta-feira (27) para responder ao IBGE
As Pesquisas Estruturais (PEEs) reúnem um conjunto de informações econômico-financeiras - Foto: Arte sobre foto/ Unsplash

Termina na próxima sexta-feira (27) o prazo para que empresários e profissionais da contabilidade enviem os questionários das Pesquisas Estruturais em Empresas (PEEs) ao IBGE. Ao todo, cerca de 1.613 empresas ainda não prestaram informações.

As empresas que não responderem as pesquisas serão consideradas inadimplentes e ficarão impedidas de receber a Certidão de Quitação de Informações Estatísticas, que serve para obter financiamentos, empréstimos, e diversos benefícios em instituições públicas de fomento.

As informações obtidas são totalmente confidenciais e não são compartilhadas com terceiros, mas servem para a construção de estatísticas fundamentais à economia.

As Pesquisas Econômicas abrangem a Pesquisa Anual do Comércio (PAC), Pesquisa Anual de Serviços (PAS), Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC), e a Pesquisa Industrial Anual (PIA-Empresa/PIA-Produto).

Visitas para auxiliar informantes e possibilidade de uso do Preenche Rápido


A Superintendência do IBGE em Alagoas (SES/AL) está realizando, também até a próxima sexta (27), uma força-tarefa para sensibilizar e auxiliar os empresários e profissionais de contabilidade no preenchimento dos questionários.

Os técnicos e agentes de pesquisa do Instituto visitarão diversas empresas e escritórios, com o objetivo de prestar suporte aos informantes, de acordo com sua necessidade.

Uma das ferramentas fornecidas pelo IBGE é o Preenche Rápido, que permite agilizar e otimizar as respostas aos questionários, a partir do próprio sistema contábil das empresas.
Dúvidas e informações podem ser esclarecidas através do e-mail [email protected] ou telefone (82) 9 9950-0530.