Cidades

MUVB emite nota de apoio à ação da DPE/AL sobre Cemitério Santo Antônio

Defensoria ingressou com liminar para que a Braskem arque com o custo de sepultamento em cemitérios particulares, além da manutenção e transferência de restos mortais

Por Tribuna Hoje 16/09/2024 17h21 - Atualizado em 16/09/2024 19h14
MUVB emite nota de apoio à ação da DPE/AL sobre Cemitério Santo Antônio
Cemitério Santo Antônio no bairro de Bebedouro, atingido pela atividade mineradora da Braskem - Foto: Edilson Omena / Arquivo

O Movimento Unificado das Vítimas da Braskem (MUVB) emitiu nota defendendo a ação civil pública (ACP) proposta pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas e o seu pedido de liminar para que a Braskem forneça a todas as famílias que possuam jazigos no Cemitério de Santo Antônio, localizado no bairro de Bebeouro, em Maceió, todos os meios para que elas possam sepultar seus mortos em cemitérios privados.

A ACP pede ainda que a Braskem arque com as despesas de manutenção e transferência dos restos mortaois que se encontram no Cemitério de Santo Antônio para aqueles queirm fazê-la.

A nota do MUVB ocorre após o Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) e a Defensoria Pública da União (DPU) ingressarem entrar com pedido de suspensão do processo proposto pela DPE/AL.

No pedido de suspensão, o MPF/AL e DPU alegam que que estão em negociação com a Prefeitura e a Braskem sobre o assunto do Cemitério de Santo Antônio.

"A suspensão só irá prolongar o sofrimento das vítimas que tenham que enterrar seus entes queridos e beneficiar a Braskem que terá estendida sua impunidade", avalia o MUVB.