Cidades

Imprensa Oficial Graciliano Ramos empossa novo Conselho Editorial para período 2024-2026

12 conselheiros foram empossados nesta terça-feira pelo diretor-presidente, Maurício Bugarim

Por Rafaella Ramos / Ascom Imprensa Oficial 20/08/2024 22h41
Imprensa Oficial Graciliano Ramos empossa novo Conselho Editorial para período 2024-2026
Algumas das novas conselheiras editoriais que tomaram posse nesta terça - Foto: Agência Alagoas

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos empossou nesta terça-feira (20) o novo Conselho Editorial, que atuará durante o período 2024-2026. Doze novos conselheiros foram escolhidos pelo Diretor-presidente, Maurício Bugarim, que está à frente do Conselho, e pela Coordenadora Editorial, Clarice Maia.

A escolha dos membros foi baseada em suas contribuições e influências na literatura alagoana, reafirmando o compromisso da instituição com o fortalecimento da cultura e da produção literária no estado.

Os novos conselheiros empossados são Joaldo Cavalcante, Wendel Palhares, Luciana Santana, Rostand Fernandes Lanverly de Melo, Cícero Péricles, Luiza Barreiros, Fábio Guedes Gomes, Odilon Máximo, Dagoberto Omena, Rachel Rocha, Claudemiro Avelino e Andreza Araújo Malmann.

Durante o biênio 2024-2026, o novo Conselho Editorial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos terá a responsabilidade de propor e executar a política editorial da Editora da Companhia de Edição, Impressão e Publicação de Alagoas (Cepal), analisar e selecionar obras para publicação, e estabelecer normas para novos lançamentos, além de definir critérios para o pagamento de direitos autorais. Entre suas atribuições, estão também a proposta, análise e autorização de parcerias editoriais e contratos com autores, editoras públicas ou privadas, e entidades públicas. Além disso, os conselheiros poderão indicar especialistas para a apreciação de trabalhos.

Durante a cerimônia, Bugarim destacou a importância do Conselho Editorial na promoção e preservação da cultura alagoana. "Cada um dos conselheiros traz uma rica bagagem de experiência e conhecimento que será fundamental para os projetos que temos pela frente", afirmou.

Com a nova composição, o Conselho Editorial seguirá atuando até o ano de 2026, contribuindo para o desenvolvimento de publicações que representem a diversidade e a riqueza cultural de Alagoas.