Cidades

Jornalistas da Tribuna vencem prêmio nacional com reportagem sobre ensino superior

Repórter Lucas França e cinegrafista Edilson Omena venceram na categoria vídeo

Por Rívison Batista 06/08/2024 23h10
Jornalistas da Tribuna vencem prêmio nacional com reportagem sobre ensino superior
Edilson Omena e Lucas França venceram o Prêmio ABMES de Jornalismo deste ano - Foto: Reprodução

O 7º Prêmio ABMES de Jornalismo aconteceu na noite desta terça-feira (6). O jornalista Lucas França e o repórter-cinematográfico Edilson Omena, do Tribuna Hoje, venceram na categoria 'Regional-Vídeo' com a matéria "Graduação após os 40 anos", publicada no canal Tribuna Hoje no YouTube no dia 2 de maio deste ano.

"Estou muito feliz com mais um prêmio em âmbito nacional e o primeiro na categoria vídeo. De início, fiquei receoso, porque é uma área do jornalismo que não está no meu dia a dia, mas que eu gosto muito. Além de ser a primeira vez que inscrevo nessa categoria, foi justamente com um material que eu pensei, planejei e fiz acontecer como imaginei e com todo apoio e colaboração de Edilson Omena, que me ajudou a desenvolver a história através das imagens captadas e falas dos personagens. Foi um trabalho em equipe mesmo. Este prêmio se torna especial e inédito na história da cooperativa já que é o primeiro prêmio pela tv web [canal no YouTube], prêmio este que concorreu com matérias de toda a região nordeste. Desbancar reportagens de emissoras grandes como SBT, que estava também na final, de fato não é para qualquer um. Agora, acredito que estamos vivendo novos tempos e isso precisa de incentivo e investimento por parte da direção da Jorgraf. Precisam pensar no profissional, quais suas necessidades e desejos para produzir grandes reportagens. Precisam investir em algo que dê certo, que eleve o nome da cooperativa e a deixe ainda mais em evidência e de forma nacional. Para mim, foi mais gratificante ainda receber os parabéns da conselheira nacional do CNE, declarando que temas como estes precisam ser mais veiculados na mídia", disse Lucas.

"A reportagem mostra que nunca é tarde para ter um diploma, uma profissão e ingressar na universidade. Não há idade para aprender. E, nesta matéria, mostramos isso com pessoas reais que tinham desejo de estudar e ter um curso superior, mas, por questões familiares, financeiras e de distância não conseguiram, no entanto, nunca desistiram e hoje entram na sala de aula para realizar sonhos que pareciam não ser mais possíveis", afirmou Lucas França.

O cinegrafista e repórter fotográfico Edilson Omena afirmou estar muito feliz com a conquista. "Ganhamos o prêmio. Disputamos com veículos grandes, como a Globo e o SBT, e, graças a Deus, eu e Lucas ganhamos. Quero agradecer a oportunidade da viagem dada por [José Paulo] Gabriel [presidente da Jorgraf] e Flávio Peixoto [diretor administrativo da Jorgraf]. Ajudaram muito na nossa participação no prêmio", disse Edilson.

Confira a reportagem vencedora: