Cidades

Seprev discute gestão do sistema socioeducativo em Fórum Nacional na Paraíba

Por Everton Dimoni / Ascom Seprev 25/07/2024 15h53
Seprev discute gestão do sistema socioeducativo em Fórum Nacional na Paraíba
Evento reúne gestores estaduais das 27 unidades federativas e dirigentes nacionais para discutir diretrizes sobre medidas socioeducativas - Foto: Seprev

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) está participando da II Reunião Técnica do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras de Políticas de Promoção e Defesa da Criança e do Adolescente (Fonacriad). O evento, que acontece entre os dias 24 e 26 de julho, em João Pessoa (PB), reúne gestores estaduais das 27 unidades federativas e dirigentes nacionais para discutir diretrizes operacionais e administrativas das medidas socioeducativas no Brasil.

Com o tema central ‘Financiamento do Sistema Socioeducativo’, o encontro visa abordar as principais questões e desafios relacionados ao custeio das políticas públicas voltadas para a promoção e a defesa dos direitos de crianças e adolescentes em conflito com a lei. O Governo de Alagoas está representado pelo secretário executivo de Coordenação das Políticas de Prevenção à Violência, Fábio Oliveira, que garantiu o empenho do Estado em manter o Sistema Socioeducativo de Alagoas como exemplo para o Brasil.



“Esta reunião do Fonacriad é uma oportunidade para alinharmos estratégias com os demais estados e propor soluções que garantam a eficiência e o aperfeiçoamento contínuo do sistema socioeducativo. Essa troca de experiências é fundamental para avançarmos na construção de um sistema socioeducativo mais eficiente e humanizado”, afirmou Fábio Oliveira.

Durante os três dias de evento estão sendo realizados debates, exposições e mesas-redondas em que os participantes podem aprofundar a discussão sobre o financiamento do sistema socioeducativo, além de compartilhar relatos dos estados nesta área e em outras áreas relevantes para o tema. O objetivo é construir propostas que possam ser implementadas nos estados, contribuindo para a melhoria do atendimento socioeducativo em todo o país.

“A presença no Fonacriad nos permite estreitar os laços com os demais estados da federação, compartilhando as experiências exitosas que temos em Alagoas e aprendendo com suas práticas e metodologias que também estão dando certo. É um momento de colaboração, visando novas perspectivas para os adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa”, afirmou o secretário.

O Fonacriad segue até esta sexta-feira e se encerra com a aprovação da Carta do Fórum e a escolha da sede da III Reunião.