Cidades

Maribondo espera receber motoristas de todas as partes para sua grande Festa de São Cristóvão

Evento chega para a sua 44ª edição prometendo reunir fiéis de todas as parte da região

Por Edmílson Teixeira 23/07/2024 17h32
Maribondo espera receber motoristas de todas as partes para sua grande Festa de São Cristóvão
Santo é padroeiro dos motoristas e viajantes - Foto: Internet

Nesta quinta-feira, 25, a partir das 14h, a cidade de Maribondo será palco de um dos maiores manifestos religiosos de Alagoas. O evento comemora a Festa de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, que este ano entra para a sua 44ª edição. A manifestação tradicional é uma oportunidade única para a comunidade celebrar e homenagear São Cristóvão.

A programação contará com a tradicional missa campal depois da grande procissão. A procissão promete ser formada por todos os tipos de veículos automotivos, reforçando a conexão com São Cristóvão, considerado o protetor dos motoristas e viajantes. A missa será conduzida pelo pároco da cidade de Atalaia, Manoel Francelino, que trará uma pregação especial para a ocasião.

Esta celebração já ultrapassa quatro décadas de existência, sendo uma iniciativa do saudoso Benjamin Fernandes. O legado deixado por Fernandes continua a ser honrado por sua família e pela comunidade local. A Festa de São Cristóvão em Maribondo é um evento que une a fé e a tradição, proporcionando um momento de reflexão e celebração para todos os participantes.



VIDA E LEGADO de São Cristóvão



São Cristóvão, cujo nome significa “aquele que carrega Cristo”, é considerado um dos santos mais populares da Igreja Católica. Sua história remonta ao século III, durante o reinado do imperador romano Décio. Originalmente conhecido como Reprobus, ele era um homem de grande força e tamanho, que ganhava a vida carregando viajantes através de um rio perigoso.


Um dia, enquanto carregava um menino através do rio, ele percebeu que a criança estava se tornando cada vez mais pesada, como se estivesse carregando o mundo inteiro nas costas. Foi então que o menino revelou ser Jesus Cristo, o Filho de Deus. Impressionado com essa experiência, Reprobus decidiu se converter ao cristianismo e adotou o nome de Cristóvão em homenagem ao seu encontro com Cristo.