Cidades

Entidades representativas participam de lançamento de projeto que amplia produção de própolis vermelha em AL

Por Assessoria 05/07/2024 22h55 - Atualizado em 08/07/2024 10h21
Entidades representativas participam de lançamento de projeto que amplia produção de própolis vermelha em AL
Projeto visa aumentar produção e exportação da própolis vermelha dos manguezais de AL - Foto: Assessoria

Um marco diferencial. Assim foi classificado o lançamento oficial do projeto que promete revolucionar a cadeia produtiva de própolis vermelha dos manguezais de Alagoas. Lideranças reconhecidas nos planos federal e estadual, órgãos públicos, produtores, entre outros, estiveram presentes na solenidade, na tarde desta sexta-feira (5), e destacaram a iniciativa hesitosa.

Durante um ano, o projeto prestará assistência técnica a 300 produtores de própolis vermelha, uma riqueza natural produzida por abelhas que vivem próximas dos manguezais alagoanos. A ideia é que o programa seja estendido por igual período.

Inicialmente a proposta inclusiva vai abranger 22 municípios do estado de Maragogi a Piaçabuçu, beneficiando pessoas de baixa renda, como pescadores, pessoas desempregadas e que residem próximo aos mangues.

O presidente da União dos Produtores de Própolis Vermelha de Alagoas, Mário Agra Júnior, destacou a aliança inquebrantável entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Uniprópolis neste processo de produção do projeto, bem como, a sensibilidade imensa dos parlamentares alagoanos.


“O poder público sempre teve muita dificuldade de entender que a própolis vermelha é um diferencial. O deputado federal Paulão e o vereador por Maceió Valmir Gomes estão envolvidos com as emendas e nos ajudarão no desenvolvimento e execução do projeto”, disse Agra.


Gilberto Coutinho, superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em Alagoas, enalteceu o projeto e discorreu sobre sua admiração ao se debruçar sobre o estudo. "Estamos encantados com tamanha riqueza, nota-se pela representatividade pública dos que estão aqui presentes a grande importância da atenção em prol da própolis vermelha dos manguezais alagoanos. Um dos nossos maiores problemas hoje em dia é cuidar do meio ambiente retirando dele um resultado econômico. Estudos indicam que a humanidade desapareceria se acabassem as abelhas, elas são responsáveis por 30% da polinização da vegetação da terra. Então, se desaparecessem as abelhas, desapareceriam em 80% das espécies vegetais. E junto com as espécies vegetais desapareceriam espécies animais, que vivem das espécies vegetais. E junto com essas duas espécies, nós”, lembrou.

Para o deputado federal Paulão, autor da emenda parlamentar no valor de R$ 3 milhões, o ​'start​' foi dado, e com a sinergia de todos os autores envolvidos, a proposta seguirá avançando cada vez mais.


"Vamos ampliar o debate entre universidades com pesquisas e práticas, como é o caso da própolis vermelha que têm resolutividade para o povo. Acreditamos no Mário Agra e nas pessoas envolvidas, este é um projeto revolucionário, conte comigo nas articulações e emendas", destacou Paulão.

O secretário Executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá, salientou a importância de um projeto como este, que visa fortalecer uma cadeia que precisa muito de apoio do estado e, sobretudo, porque muitas dessas experiências estão articuladas através de cooperativas, de associações.

“Há um debate de resgate de algumas experiências que ficaram adormecidas justamente por falta de apoio ao longo do tempo, e que esse projeto possa suscitar, inclusive, o surgimento de novas experiências de cooperativas. A gente até já estava conversando aqui hoje sobre projetos de criação de cooperativas para produtores nessa área, que vão contar com certeza com o apoio da gente enquanto Secretaria do Cooperativismo, porque é um vetor de desenvolvimento econômico muito importante e que, se potencializado, vai fazer com que mais e mais pessoas gerem renda e inclusão de trabalho para muita gente em Alagoas”, completou.

Mais de 20 municípios do estado de Maragogi a Piaçabuçu fazem parte do projeto


Estiveram presentes no lançamento Régis Cavalcante, da Agência de Desenvolvimento da Pesca, Aquicultura e Apicultura de Alagoas (Adepa), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), Gino César - secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); representantes do Sebrae e de secretarias de comércio e serviços.

O evento aconteceu no espaço coletivo Invar Iakos, Lisa Flor e Uniprópolis, localizado na rodovia IB Gatto Falcão, km 05, Massagueira - Marechal Deodoro, Litoral Sul de Alagoas.