Cidades

Jornalistas da Tribuna vencem Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor, da CVM

Lucas França e Thayanne Magalhães levaram o primeiro lugar na categoria jornal cobertura local/regional com a reportagem sobre moeda social do Vergel

Por Valdirene Leão - Repórter / Tribuna Hoje 21/06/2024 14h05 - Atualizado em 21/06/2024 18h29
Jornalistas da Tribuna vencem Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor, da CVM
Matéria foi publicada no jornal Tribuna Independente no dia 21 de abril de 2023 - Foto: Reprodução

Os jornalistas Lucas França e Thayanne Magalhães, da Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf), detentora do Jornal Tribuna Independente, site Tribuna Hoje e TV Web Tribuna, venceram a 17ª edição do Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor, promovido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Os profissionais conquistaram o primeiro lugar na categoria jornal (cobertura local /regional) com a reportagem “Moeda social criada em parceria com universidade impulsiona economia na periferia”, publicada no jornal Tribuna Independente no dia 21 de abril de 2023. A matéria fala sobre a criação de uma moeda de economia solidária e circular que tem impactado econômica e socialmente a comunidade do Vergel do Lago, bairro da periferia de Maceió.

Capa da matéria 'Moeda social criada em parceria com universidade impulsiona economia na periferia' (Foto: Reprodução)

A mesma reportagem já havia sido premiada em agosto de 2023 pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes). No 6º Prêmio Abmes de Jornalismo, a matéria de Lucas França e Thayanne Magalhães conquistou o primeiro lugar na categoria texto. O evento de premiação aconteceu em Brasília.

Ao receber a notícia da premiação, o repórter Lucas França vibrou com a surpresa. “Confesso que nem estava esperando. Mais um prêmio nacional para conta. E veio em um momento especial justamente no dia do meu aniversário. Foi um presente em formato de reconhecimento. É uma reportagem especial que mostra a importância da parceria entre a Universidade Federal de Alagoas [Ufal] e a ONG Mandaver, que realiza trabalhos sociais na comunidade do Vergel do Lago, periferia de Maceió. A Sururote é uma moeda que beneficia as marisqueiras e o comércio da região fazendo girar a economia do bairro. Foi um trabalho que nos rendeu além de prêmios, conhecer o trabalho realizado na comunidade”, explica.

Jornalistas Thayanne Magalhães e Lucas França em cerimônia de um dos prêmios conquistados ao longo da carreira (Foto: Reprodução)

Thayanne Magalhães falou da importância do reconhecimento nacional do trabalho jornalístico, especialmente desse que fala sobre um projeto significante para uma comunidade local. “É emocionante e importante ter esse reconhecimento nacional do meu trabalho em conjunto com o Lucas França e de colocar a Tribuna Independente entre os jornais impressos com as melhores reportagens especiais do país sobre a temática da educação e investimento. Principalmente por ser um tema importante na questão social, que é a moeda social do Vergel, o Sururote, que tem mudado a realidade dos moradores de um dos bairros mais carentes de Maceió. Vê a reportagem que fala dessa iniciativa da Ufal ainda ganhando esse destaque nacional me emociona muito”.

O presidente da Jorgraf, Paulo Gabriel, destacou o empenho dos jornalistas vencedores. “Ser competitivo nesse difícil mercado da comunicação é labuta para poucos. E nesse meio agressivo e petulante da comunicação, onde tudo é mais áspero, quando se produz conteúdo para apreciação de prêmios jornalísticos, aí é que nada fica fácil. Mas, nesse contexto contendedor, os colaboradores e cooperados da Jorgraf, enfrentam com altivez e competência, sendo agraciados no concorrente prêmio de comunicação da CVM. Parabéns aos nossos jornalistas Lucas França e Thaiane Magalhães por serem os vencedores desse importante prêmio, elevando ainda mais a marca dos veículos da Tribuna”.

O diretor financeiro da Jorgraf, Flávio Peixoto, parabenizou os profissionais por mais um reconhecimento nacional. “Com a premiação da reportagem publicada em nosso jornal impresso diário, a Tribuna Independente mostra o quanto é importante para sociedade o trabalho responsável para garantir que informações de qualidade alimentem nossos leitores e sejam compartilhadas nas diversas plataformas que a evolução tecnológica do setor nos possibilita na atualidade. Vamos seguir em frente tendo como base o dever e o compromisso de informar os fatos da forma como eles acontecem”.

Marilene Canuto, diretora comercial da cooperativa, também ressaltou a qualidade do trabalho jornalístico dos profissionais. “É com grande satisfação e alegria que recebemos a notícia da premiação nacional dos nossos repórteres Lucas França e Thayanne Magalhães. A matéria vencedora é fruto de trabalho de pesquisa. A qualidade, o empenho e a competência dos nossos profissionais resultando na premiação”, reforçou.

Lista de vencedores da 17ª edição do Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor

Jornal (Cobertura Nacional): Adriana Cotias
Matéria: “PIX acelera inclusão financeira e banco rentabiliza nova base", publicada no Valor Econômico.

Jornal (Cobertura Local/Regional): Thayanne Magalhães (autora) e Lucas França (coautor)

Matéria: “Moeda social criada em parceria com universidade impulsiona economia na periferia”, publicada no Jornal Tribuna Independente.

Mídia Digital: Gabriela Elis da Cunha (autora) e Nathália Larghi (coautora)

Matéria: “Saiba como investir em empresas menos famosas expostas a inteligência artificial”, publicada no Valor Investe.

Revista: Paola Carvalho (autora)

Matéria: "Poder e controle sobre elas: violência patrimonial priva as mulheres de sua autonomia e também de recursos para sobreviver", publicada na Revista Claudia.

Sobre o Prêmio Imprensa

O prêmio reconhece publicamente as reportagens que informam a população sobre conceitos básicos de finanças pessoais, planejamento financeiro e investimentos, ou que orientam os investidores, esclarecendo as características, oportunidades e riscos inerentes ao mercado de capitais.