Cidades
LBV promove culminância de ações do Junho Violeta
O mês de junho é marcado pela luta contra a violência ao idoso. A população brasileira está mais velha. Com os avanços da medicina, o aumento da expectativa de vida das pessoas vem crescendo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em dez anos (2012–2021) a parcela de pessoas com 60 anos ou mais, saltou de 11,3% para 14,7%. Em números absolutos, passou de 22,3 milhões para 31,2 milhões. À medida que mais pessoas atingem a idade, é fundamental intensificar os cuidados com a segurança, a qualidade de vida e o respeito com esse grupo etário.
Grave problema social
A violência contra os direitos dos idosos é um problema de ordem mundial, independentemente da etnia, religião ou classe socioeconômica. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), ações que afetam a integridade física e emocional da pessoa e que impedem ou anulam seu papel social são classificadas como situações de violência. Muitos não denunciam por medo de represália ou de punições por parte da família e optam em permanecer em silêncio achando ser a melhor saída para evitar conflitos.
Cultura global de Paz
O Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa (15/6) é uma data reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, como um marco para manifestações do mundo inteiro em oposição aos abusos e sofrimentos infligidos às gerações mais velhas. Uma sociedade fortalecida e consciente é aquela que busca o respeito mútuo entre todos.
Logo mais, nesta quarta-feira, 19 de junho, às 14h, em sua Sede no Barro Duro, a Legião da Boa Vontade – LBV, promove a culminância de ações promovidas neste mês do Junho Violeta, ao qual idosos que integram o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos – Vida Plena, da Entidade, participaram de eventos sobre a temática no município, e vão socializar os conhecimentos em uma roda de conversa com os 43 idosos que participam do serviço. Eles vão ressaltar “os direitos dessa população, com voz ativa na família e na sociedade, assegurando seus direitos como cidadãos pertencentes a sua comunidade” esclarece a psicóloga e facilitadora do encontro, Fernanda Costa dos Santos.
A LBV trabalha de forma preventiva para que os idosos tenham seus direitos garantidos e os vínculos com seus familiares fortalecidos, além de colaborar no processo do envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e na inserção sociocultural dos atendidos em suas unidades.
Todo o trabalho empreendido pela LBV conta com a generosidade de doações da sociedade brasileira, para que os serviços continuem e possam ser ampliados, a Instituição, convida a população que se juntem à essa causa e ajude a investir nas diversas gerações amparadas por ela (crianças, adolescentes, idosos e suas famílias).
Doe acessando o site www.lbv.org.br ou faça uma transferência bancária pelo PIX: [email protected] para que esse serviço aos mais vulneráveis leve Esperança, dignidade e cidadania.
Serviço:
Ação: LBV promove culminância de ações do Junho Violeta “Diga não à violência: Paz e respeito entre as gerações”
Data: 19 de junho – 14h
Local: Sede da LBV – Av. Muniz Falcão, 964 – Barro Duro – Cidade Alta de Maceió/AL
Mais lidas
-
1Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
2Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
3Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
4Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
5Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'