Cidades

Mais de 400 toneladas de lixo são retiradas da rede de drenagem no mês de maio

De janeiro até agora, já foram retiradas 1.728 toneladas de lixo na capital alagoana

Por Pâmela de Oliveira / Ascom Seminfra 07/06/2024 19h05
Mais de 400 toneladas de lixo são retiradas da rede de drenagem no mês de maio
Infraestrutura retira mais de 400 toneladas de lixo da rede de drenagem em maio - Foto: Kailhane Amorim / Ascom Seminfra

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), segue com o ritmo constante de serviços de drenagem na capital alagoana. Ao longo do mês de maio, foram realizadas diversas ações para garantir o bom funcionamento do sistema de drenagem urbana e evitar alagamentos, como a retirada de 472 toneladas de entulho das tubulações.

Equipes da Seminfra atuaram na desobstrução de galerias, bocas de lobo e poços de visita. No total, foram desobstruídos 868 metros de galerias, 75 bocas de lobo e 34 poços de visita. O trabalho é fundamental para prevenir entupimentos e garantir o escoamento da água da chuva.

Em alguns pontos da cidade, as galerias de drenagem sofreram danos com o tempo. Nesses casos, foi necessária a recuperação das galerias para garantir sua funcionalidade. Em maio, 325 metros de galerias foram recuperados com a aplicação de materiais como concreto e impermeabilizantes.

O entulho que se acumula nas tubulações da rede de drenagem pode causar obstruções e comprometer o funcionamento do sistema. De janeiro até agora, já foram retiradas 1.728 toneladas de lixo.

O coordenador de Drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas, reforça a importância da colaboração da população para manter o sistema em bom funcionamento. “É fundamental que o cidadão não jogue lixo nas ruas, bueiros e bocas de lobo, já que este descarte irregular de lixo é um dos principais fatores que contribuem para os problemas na rede de drenagem.”, concluiu.