Cidades
Semarh indica que chuvas desta sexta-feira podem se estender até domingo
Região metropolitana de Maceió, que já registrou 40 mm de precipitação nas últimas 24 horas, Litoral, Baixo São Francisco, Agreste e Zona da Mata estão entre regiões que podem ser mais afetadas no estado
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh/AL) monitora as condições meteorológicas atuais e os modelos numéricos de previsão do tempo. As rodadas mais recentes desses modelos indicam a persistência de chuvas que ainda podem aumentar os acumulados no Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió), Baixo São Francisco, Agreste e da Zona da Mata alagoana, no decorrer desta sexta-feira (7), podendo se estender até a manhã do domingo (9). Nas demais regiões, também há previsão de chuva de intensidade fraca a moderada neste período.
CONDIÇÕES SINÓTICAS
A propagação de cavados no escoamento em baixos níveis, em conjunto com o padrão de ventos na média troposfera, sobre o Oceano Atlântico e áreas continentais adjacentes, favorece a continuidade das chuvas no estado de Alagoas onde os acumulados de chuva ainda podem exceder 80 mm nas próximas 48 horas. Atenção especial para o Litoral e Zona da Mata alagoana, bem como para a região metropolitana de Maceió, onde os acumulados de chuva já excederam 40 mm nas últimas 24 horas.
RISCOS ASSOCIADOS
Há risco para alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana, cheias em pequenos riachos. Também aumenta o risco para deslizamentos em áreas de encosta. Nas demais regiões ambientais do Estado de Alagoas, há possibilidade de chuva, porém sem risco associado.
Até o momento, não há risco de transbordamento dos principais rios e lagoas do Estado de Alagoas.
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.
O acompanhamento diário da previsão do tempo, assim como o monitoramento dos níveis dos principais rios, pode ser feito pelo Website da SEMARH através dos links http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao e http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico.
Mais lidas
-
1O caso de Szopienice
A impressionante história real por trás da série Filhos do Chumbo
-
2Programe-se
Carnaval muda horários de shoppings e do comércio do Centro de Maceió
-
3Ações caem
Braskem dá calote de R$ 3,6 bi no Banco do Brasil
-
4Qual será a história?
O que esperar da 5ª temporada da série O Poder e a Lei na Netflix
-
5Prepare-se para mais surpresas
Tudo o que você precisa saber antes de ver a segunda temporada da série Detetive Alex Cross



