Cidades

Programa lançado por JHC, Ecoletas é modelo nacional para sustentabilidade ambiental e social

Por Assessoria 24/05/2024 11h35 - Atualizado em 24/05/2024 17h17
Programa lançado por JHC, Ecoletas é modelo nacional para sustentabilidade ambiental e social
Prefeito planeja expandir ação e discutir mais iniciativas inovadoras para a cidade - Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

“Pensar políticas públicas efetivas e leis que façam a diferença na vida das pessoas e protejam o meio ambiente é um dos grandes desafios da gestão pública e os avanços que Maceió fez nos últimos anos com os Ecopontos, com os Ecoboats e com o lançamento do programa Ecoletas são a prova de que é possível e o esforço vale a pena. Precisamos pensar cada vez mais na construção dessas políticas em prol do meio ambiente, da cidade e do planeta”, defendeu o prefeito de Maceió, JHC, durante o lançamento do programa Ecoletas, no último dia 16.

O Ecoletas é um programa pioneiro da Prefeitura de Maceió, que tem o objetivo de substituir veículos de tração animal por triciclos elétricos fornecidos pela Prefeitura e conscientizar sobre a importância de dar a destinação correta aos resíduos coletados.

Para receber o veículo elétrico, o carroceiro precisa aderir ao programa, passar por um treinamento e tirar a CNH social disponibilizada pela Prefeitura e, em contrapartida, doará seu animal e fará o recolhimento de resíduos descartados de forma irregular para levar até um ecoponto para que seja dada a destinação correta.

O carroceiro que aderir ao programa será contratado pela Prefeitura e receberá um salário mínimo. Inicialmente, o programa disponibiliza 60 triciclos, que serão liberados conforme a adesão dos profissionais.

JHC destacou que esse é um pontapé, mas que a Prefeitura planeja contemplar todos os profissionais. “Começamos por aqui e assinamos um decreto como forma de nos comprometemos com os 300 carroceiros mapeados em Maceió, para que eles confiem que podem contar com a Prefeitura”, pontuou.

Os triciclos podem ser recarregados na estrutura sustentável e abastecida por energia solar, instalada na Gruta de Lourdes, na parte alta da cidade. Cada triciclo tem uma autonomia de 100km.