Cidades

Obras da Prefeitura de Maceió evitam erosão de casas no Feitosa e na Cambona

Serviços são parte do programa Brota na Grota e visam contribuir com a segurança da população em situação de risco

Por João Roberto Andrade / Ascom Segov 23/05/2024 18h04 - Atualizado em 23/05/2024 21h30
Obras da Prefeitura de Maceió evitam erosão de casas no Feitosa e na Cambona
Caixa de esgoto atenderá residências na Cambona - Foto: Victor Vercant / Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió está concluindo mais duas obras que irão contribuir para o bem-estar e a segurança de moradores de regiões em situação de risco. No bairro Feitosa, o quintal de uma casa que havia erodido foi recuperado e uma nova tubulação irá contribuir para o escoamento das águas pluviais. Já na Cambona, ocorreu a instalação de uma caixa de esgoto para residências que corriam risco de erodir. As ações são parte do programa Brota na Grota, realizadas através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

Na Rua Pau D’arco, no bairro Feitosa, as águas das fortes chuvas contribuíram para a erosão do solo, afetando três residências. Após o acúmulo da água proveniente das chuvas e do esgoto, que estava corroendo a antiga galeria, o solo sofreu erosão, levando parte do cômodo de uma casa e o quintal de duas outras.

De acordo com a engenheira da Seminfra, Paula Gomes, uma parte de uma residência cedeu devido às chuvas. Essa erosão acabou danificando a tubulação que passava por uma das casas afetadas. “Foi feita a recuperação de acesso e a melhoria na rede de drenagem, garantindo mais segurança. Também refizemos o muro, que estava totalmente comprometido”, disse.

Nova tubulação para a águas pluviais garantirá segurança aos moradores (Foto: Victor Vercant / Secom Maceió)

Há cerca de dois meses, dona Antônia Vieira, 58, viu grande parte do quintal de sua casa erodir com as chuvas. Abaixo de sua garagem e de seu quintal passam as galerias de águas pluviais. Ela conta que a água não tinha para onde ir e acabou se acumulando debaixo de sua residência, ocasionando a corrosão do solo.

A erosão estava ameaçando comprometer a casa, por isso foi preciso aterrar o local, de forma a recuperar o acesso do quintal. A obra, realizada pela Seminfra, deu mais tranquilidade para a família de dona Antônia, que agora pode dormir sem medo.

“Caiu a parede do vizinho, depois danificou o canal que desce para a grota. Ficamos ilhados aqui porque a água ia transbordar por não ter passagem pra ir pra grota. Sempre que chovia caía um pouco e a água ia levando tudo. Ninguém chegou a se acidentar aqui porque tivemos muito cuidado, mas meu marido desceu sem bota para tentar desobstruir o cano e acabou cortando o pé, mas não foi nada grave, graças a Deus. Isso estava nos prejudicando muito, não podíamos sair aqui. Isso aqui estava oco porque caiu tudo. Se caísse mais poderia danificar a a casa da gente. Essa obra está ótima. Eu só tenho a agradecer”, ressaltou.

Everaldo Batista, 64, mora na casa ao lado e reside no bairro há mais de cinquenta anos. Sua casa foi menos afetada que a de sua vizinha, porém também teve parte do quintal perdido. O morador conta que viu quando o solo começou a erodir e a água que corria por ali era escura e o mau cheiro de esgoto era muito forte.

Quintal da casa de dona Antônia, que precisou ser reconstruído (Foto: Victor Vercant / Secom Maceió)

“Primeiro caiu parte da casa do vizinho do outro lado, e logo vi que ia cair aqui também. Essa base do meu quintal ia até lá embaixo na beira do buraco, a água levou essa parte. Antes só tinha uma boca de lobo ali na casa da vizinha, aí a água acabou comendo (sic) por debaixo da casa. Por isso ela tinha medo de entupir essa parte, porque poderia encher a casa dela de água. Agora com esse cano a água toda do Feitosa desce por aqui com um jato forte. Está nota dez”, pontuou.

Além da obra no Feitosa, uma caixa de esgoto foi construída para evitar que o houvesse erosão do solo das residências contempladas na Cambona. A obra foi realizada na Avenida Afrânio Lages (trecho da Leste-Oeste), contribuindo para o bem-estar dos moradores e para evitar o alagamento da região.

“Realizamos a recuperação de drenagem e de passeio, que estavam danificados devido a uma erosão, conectando a caixa à rede de esgoto”, explicou a engenheira Paula Gomes.