Cidades

Arquidiocese de Maceió recebe a peregrinação das Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus

Por Arquidiocese de Maceió 18/05/2024 16h58
Arquidiocese de Maceió recebe a peregrinação das Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus
A urna, contém um pedaço do fêmur e um pé da freira carmelita francesa que viveu entre os anos de 1873 a 1897 - Foto: Divulgação

“Uma chuva de rosas sob o Brasil”. Os devotos de Santa Teresinha do Menino Jesus acolherão as relíquias da Santa das Rosas no território arquidiocesano, que está em peregrinação no Brasil até o final deste ano. A visita faz parte da programação do jubileu dos 154 anos de nascimento da Santa e 100 anos de sua canonização, a relíquia chega em Maceió neste sábado (18).

As relíquias vindas de Camaragibe/PE, serão acolhidas na Paróquia São Pedro Pescador, na Praia do Francês, em Marechal Deodoro. As relíquias serão transladadas para a Comunidade Santa Teresinha, no bairro Massagueira, onde acontecerá uma vigília de oração até às 12h do domingo (19).

No domingo, a imagem sairá em carro aberto do Corpo de Bombeiros, em carreata até o Ginásio Lauthenay Perdigão, localizado no Trapiche da Barra, onde será acolhida por milhares de fiéis que estarão participando do Encontro de Pentecostes, e ficará exposta durante a tarde para veneração.

Após a Missa de Encerramento da solenidade, as relíquias serão entregues na Paróquia Universitária Santa Teresinha de Lisieux, no bairro Farol, onde ficará em veneração até o dia seguinte.

Na segunda-feira (20), as relíquias passarão pelo Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Assunção (Farol), Catedral Metropolitana de Maceió (Centro), Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus (Serraria) e Paróquia Divino Espírito Santo (Jatiúca). Na terça-feira (21), as relíquias serão levadas ao Carmelo Santa Teresinha, no bairro de Riacho Doce, em Maceió, onde o relicário ficará exposto para veneração até quinta-feira (23), quando será levada à cidade de Propriá/SE.

Sobre o relicário


A urna, contém um pedaço do fêmur e um pé da freira carmelita francesa que viveu entre os anos de 1873 a 1897.

É a quarta vez que a urna com as relíquias de primeiro grau vem ao Brasil. As relíquias são um fêmur e ossos do pé da santa da pequena via. As relíquias expressam a dimensão missionária da santa que “tinha o desejo de percorrer a terra e anunciar Jesus Cristo”, informou a Ordem dos Freis Carmelitas Descalços no Brasil a ACI Digital.

A peregrinação das relíquias de Santa Teresinha ao Brasil foi um pedido da Ordem dos Freis Carmelitas Descalços no Brasil a basílica de Santa Teresinha em Lisieux, na França. Segundo os carmelitas, “o itinerário” da peregrinação “foi organizado a partir da presença do Carmelo Descalço no Brasil”, em “lugares de referência” onde “os frades, as monjas e os carmelitas seculares” estão presentes. Foram acrescentados outros lugares para que os fiéis participem, seja por proximidade ou comodidade deles.

A visita das relíquias da santa francesa ao Brasil ocorre no marco de dois jubileus, a celebração dos 150 anos do nascimento de santa Teresinha, que foi comemorado em janeiro de 2023, e pela celebração dos 100 anos da sua canonização, que ocorrerá em 2025, segundo os carmelitas.