Cidades

Assembleia define novas ações da greve dos técnicos da Ufal

Movimento mostra crescimento e paralisação aumenta adesão

Por Assessoria 16/05/2024 09h05 - Atualizado em 16/05/2024 10h24
Assembleia define novas ações da greve dos técnicos da Ufal
Assembleia define novas ações da greve - Foto: Ascom Sintufal

Na manhã desta quarta-feira (15/05), o Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) realizou, assembleia extraordinária, no hall do Centro de Interesse Comunitário (CIC). Depois dos informes, aconteceu uma avaliação da paralisação até o momento, além da definição de novas ações.

Durante assembleia, a coordenadora geral do Sintufal, Nadja Lopes, falou sobre o ofício encaminhado ao reitor Josealdo Tonholo e ao superintendente do Hospital Universitário (HU) da Ufal, Célio Rodrigues, para que “tomem ciência do parecer jurídico que trata da relação do direito de greve entre servidores e administração pública”.

O documento anexado, ao ofício, esclarece que o direito de greve é um direito social fundamental e notoriamente é um instrumento legitimo para os trabalhadores reivindicarem seus direitos, e isso inclui os servidores públicos.

O ofício segue solicitando “que o mais breve possível, encaminhem este documento para as demais chefias setoriais subordinadas à sua gestão para que as mesmas conheçam e cumpram a lei do direito de greve”. Tal encaminhamento se fez necessário diante das várias reclamações dos trabalhadores, pressionados por aderirem ao movimento grevista.

Mais uma vez, diversas lideranças, destacaram na assembleia o momento de crescimento da paralisação e como resultado disso uma pressão maior das chefias.

Ao final da assembleia, além da aprovação do calendário da próxima semana, foi comunicada a adesão dos médicos anestesistas do HU a paralisação. Trazendo mais força para greve da categoria dos técnicos da Ufal.

Panorama Nacional


Na próxima terça-feira, dia 21, às 14h, haverá a 5ª Reunião da Mesa Específica e Temporária que trata dos cargos administrativos das IFES (PCCTAE), no Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos (MGI), na Esplanada dos Ministérios, Bloco C, sala 982, em Brasília (DF).

Calendário de greve


Na agenda da próxima semana teremos na segunda-feira, (20/05), visita ao campus Arapiraca.

Terça-feira (21/05), às 8h30 da manhã, café da manhã na entrada do campus A. C. Simões e ato público.

Na quarta-feira (22/05), às 9h da manhã, reunião do comando de greve, no CIC.

E quinta-feira (23/05), às 9h, assembleia no Hospital Universitário.