Cidades
Prefeitura de Rio Largo inicia vacinação contra a dengue na próxima segunda-feira (13)
Município é um dos 12 primeiros de Alagoas a receber a vacina da Qdenga, que está sendo distribuída pelo SUS pela primeira vez no estado
Na próxima segunda-feira (13), a Prefeitura de Rio Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciará a vacinação contra a Dengue. A Qdenga (TAK-003), é produzida no laboratório japonês Takeda e apesar de estar sendo aplicada nos laboratórios particulares desde 2023, ela será a primeira oferecida gratuitamente pelo SUS. O imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.
“Como a terceira maior cidade da nossa Alagoas, Rio Largo está engajada no combate à Dengue, em diversos campos de atuação. E com a chegada da vacina, nossas equipes estão dedicadas a administrar da melhor forma esses imunizantes que irão proteger as nossas crianças contra o mosquito da dengue! Mesmo assim, continuamos mobilizando a nossa população sobre o combate dos focos de água parada e de proliferação desse vírus tão preocupante”, afirma o Prefeito Gilberto Gonçalves.
Indicado para pessoas de 4 a 60 anos, nessa primeira remessa, o Ministério da Saúde determinou que serão parte do público prioritário as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade por estarem entre o público com maior número de internações pela doença. E podem ser vacinados quem já teve contato com a dengue e quem nunca foi infectado.
Para o Secretário Municipal de Saúde, Thiago Pontes, a conscientização da prevenção é um dos principais meios para combater a dengue, mas com a chegada da vacina a luta ganhou mais um reforço. “Rio Largo foi umas das primeiras cidades escolhidas para receber a vacina pela sua quantidade de habitantes e pelo número de casos nos últimos anos, estamos priorizando as crianças de 10 a 14, mas a previsão é de nos próximos meses ampliarmos esse público. Estamos intensificando ainda mais a nossa campanha de prevenção, que sem a ajuda da população não será possível, mas a nossa principal arma é a vacina. Quem tiver crianças em casa dentro dessa faixa etária, não deixe de vaciná-los”, disse o secretário.
Para a aplicação da vacina, algumas UBS foram selecionadas estrategicamente para atingir o maior público possível com os imunizantes, ao todo foram 8 unidades escolhidas que estarão realizando a vacinação em um horário especial, de 9h às 14h. Confira as unidades que estarão aplicando:
- Olavo Calheiros (Conj. Mutirão)
- Celyrio Adamastor (Conj. Teotônio Vilela)
- Jorge Nunes (Mata do Rolo)
- Manoel Gonçalves I (Conj. Jarbas Oiticica)
- Manoel Gonçalves da Silva (Conj. Antônio Lins)
- Pedro Jacinto (Bar Nosso)
- Benedito Lopes (Parque dos Eucaliptos)
- Eduardo Campos (Complexo Brasil Novo)
Para que possa ser realizada a vacinação, a criança deve estar acompanhada da presença dos pais ou responsáveis, caderneta de vacinação e do cartão SUS. Os interessados que desejam atualizar o calendário vacinal, as demais vacinas seguem normalmente o horário de funcionamento das UBS.
A Prefeitura de Rio Largo nos últimos meses tem investido cada vez mas na saúde do município, apenas este ano, foi entregue um CAPS AD, uma nova UBS, que receberá a primeira equipe multidisciplinar da cidade, formada por Pediatras, Ginecologistas, Assistentes Sociais, Fonoaudiólogas, Nutricionistas e Psicólogas que irão atuar de maneira complementar e integrada na atenção primária à saúde de Rio Largo. Além da ampliação do Programa Saúde na Hora em mais três unidades de saúde, realizando atendimento médico, odontológico e de enfermagem de 17h às 21h.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas