Cidades
Iphan votará tombamento definitivo da Igreja Matriz de Coqueiro Seco

Nos dias 08 e 09 de maio, a partir das 9h, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizará a 104ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, em que será decidido o tombamento definitivo da Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Coqueiro Seco. A votação acerca da igreja alagoana será realizada no segundo dia de reunião, no dia 9 de maio.
Na ocasião também será votado sobre o registro do Samba de Bumbo Paulista e dos Saberes e Práticas das Parteiras Tradicionais do Brasil como novos exemplares do Patrimônio Cultural Imaterial do País. Serão definidos, ainda, os tombamentos do Conjunto Arquitetônico de São Francisco, em São Paulo (SP); e dos Retábulos da Catedral Senhor Bom Jesus, em Cuiabá (MT).
Será votada também a rerratificação do tombamento da Casa de Vidro de Lina Bo Bardi, em São Paulo (SP) - edificação já considerada Patrimônio Cultural Brasileiro desde 2003, que agora terá redefinida sua poligonal de tombamento, que é a área de entorno do bem protegida pelo Iphan.
Os debates e decisões da 104ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural poderão ser acompanhados ao vivo pelo canal do Iphan no Youtube.
O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural é o órgão colegiado de decisão máxima do Iphan, autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura. O Conselho delibera sobre o tombamento de bens culturais materiais e o registro de bens culturais imateriais. Foi criado há 87 anos, juntamente com o então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), que precedeu o Instituto.
Mais lidas
-
1Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote
-
2Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série?
-
3'Vale a Pena Ver de Novo'
Vilão intenso e revoltado! Como Alexandre morre em 'A Viagem'?
-
4Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
5Maceió
Igreja processa padre suspeito de desviar R$ 3 milhões de projetos