Cidades

Estudantes de pós-graduação de políticas públicas conhecem funcionamento do Ecoboat

Atividade foi promovida pela Alurb e faz parte das ações educativas do projeto Lagoa Limpa

Por Alurb 05/05/2024 15h56
Estudantes de pós-graduação de políticas públicas conhecem funcionamento do Ecoboat
Estudantes de pós-graduação de políticas públicas conhecem funcionamento do Ecoboat, na Lagoa Mundaú - Foto: Crystalia Tavares/Ascom Alurb

A última sexta-feira (03) foi de aprendizado para discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas (SOTEPP), do Centro Universitário de Maceió-UNIMA/AFYA. Em uma ação promovida pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), os estudantes conheceram o funcionamento dos Ecoboats na Lagoa Mundaú.

A atividade faz parte das ações educativas do Projeto Lagoa Limpa e visa ensinar na prática o funcionamento dos catamarãs. O equipamento faz o recolhimento do lixo descartado de forma irregular, que fica boiando na lagoa. O barco ainda serve como transporte para os agentes de limpeza chegarem ao mangue e executarem a coleta de resíduos de forma manual.

Durante a visita, 12 alunos foram acompanhados pelos professores Dr. Jônatas Souza e Dra. Janaína Junkes. Bruno Prado, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária e estagiário na ALURB, e Mozart Gomes, um dos responsáveis pela operação, conduziram a apresentação das embarcações. "Estes equipamentos são cruciais para a conservação dos mangues lagunares de Maceió e para a gestão adequada dos resíduos sólidos, operando desde dezembro de 2022", explicou Bruno.

E completou: “Participar dessa ação é extremamente valioso. Vimos como os esforços do município estão fazendo a diferença na conservação da Laguna Mundaú, não apenas em termos de limpeza, mas também em educar a população sobre a importância de manter nossos ecossistemas locais livres de poluição".

A visita reforça o compromisso da Prefeitura de Maceió com a sustentabilidade e com a preservação dos ecossistemas marinhos e estuarinos da região. O projeto também destaca a importância da conscientização e do envolvimento comunitário na proteção ambiental.