Cidades
Saiba quais são as principais tendências no uso de revestimentos
Segundo especialista, ter o mínimo de interrupções na composição do revestimento é uma das tendências atuais

As tendências, sejam elas na moda, no design e outras formas de expressar arte e estilo, são sempre dinâmicas e com a arquitetura não poderia ser diferente. Dentro da arquitetura, há diversos itens que são modernizados de tempos em tempos, a exemplo dos revestimentos, que, atualmente, entre as diversas novidades, estão com a tendência de possuírem o mínimo de interrupções em sua composição.
Além de embelezar o ambiente, o revestimento também protege os pisos e paredes, para que se evite a chegada da umidade do solo nos móveis e objetos e ainda facilita a limpeza dos ambientes. Segundo a arquiteta Cris Nunes, o revestimento pode ser usado até mesmo no teto, a depender da intenção desejada.
“O importante é estar atento ao tipo correto para cada uso. Por exemplo, não devemos usar o piso polido em áreas molhadas como cozinha, área de serviço e banheiros e é muito importante escolher marcas confiáveis e consolidadas no mercado. Além disso, observar alguns detalhes como: dimensões dos produtos, descrição técnica para saber se tal produto é indicado para sua área, escolher o acabamento; se acetinado, polido ou antiderrapante, entre outros itens importantes”, orienta.
Além dessas dicas gerais, Cris conta que, entre as tendências atuais, os revestimentos com grandes dimensões continuam em alta e que devem continuar por muito tempo, já que eles criam uma paginação uniforme, sem tantos rejuntes. Outra tendência que ela aponta é dos revestimentos com tons bege, que já foram tendência anteriormente e que, no momento, estão novamente em alta.
“O travertino tem sido muito revisitado por possuir um design limpo, elegante e que permite emendas discretas, quase imperceptíveis. Ele também está sendo usado para substituir os marmorizados (calacata), que dominaram os projetos nos últimos anos e que estão saindo de cena. Outra tendência é o Aeterna, que é a versão contemporânea de lastras nobres de travertino, o que hoje já não está mais disponível na natureza e que a tecnologia e o design materializam e transformam em matéria-prima”, revela.
Por fim, a arquiteta também conta que é necessário adquirir produtos que ofereçam garantia – já que o revestimento é um produto usado a longo prazo, e escolher produtos de boas marcas. Ela ainda reforça que a ajuda de um profissional para a escolha dos materiais é imprescindível para tirar dúvidas, ser assertivo e para o sucesso da obra ou reforma.
Mais lidas
-
1Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote
-
2Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série?
-
3Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
4'Vale a Pena Ver de Novo'
Vilão intenso e revoltado! Como Alexandre morre em 'A Viagem'?
-
5Samu
Mulher cai de altura de cinco metros no viaduto do Jacintinho