Cidades

Descarte irregular de resíduos é origem para diversos problemas em Maceió

Além de prejudicar o meio ambiente, hábito causa transtornos para a população durante período chuvoso

Por Alexandre Vieira / Ascom Alurb 27/04/2024 18h48 - Atualizado em 27/04/2024 21h21
Descarte irregular de resíduos é origem para diversos problemas em Maceió
Descarte irregular em Maceió - Foto: Crystália Tavares / Ascom Alurb

Móveis inservíveis, pneus, restos de podas de árvores, lixo doméstico e resíduos da construção civil. Todos esses itens são facilmente descartados de forma irregular pela população e encontrados em praças, vias públicas, terrenos e demais locais a céu aberto. Com isso, uma série de problemas para a cidade e prejuízos ao meio ambiente surgem, principalmente, durante o período chuvoso.

A prática incorreta ocasiona sérios problemas na cidade. Em 2023, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) recolheu mais de 100 mil toneladas de lixo em pontos crônicos de descarte irregular.

O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, explica que o descarte irregular de resíduos pode provocar problemas para as próprias pessoas que adotam esta postura.

"Principalmente no período das chuvas, uma grande quantidade de resíduos é arrastado para bueiros e galerias. Isso pode provocar o entupimento desses equipamentos, com prejuízos imediatos para a população da localidade. Por isso, é essencial que as pessoas se conscientizem da necessidade do descarte adequado do seu resíduo”, afirma.

Canais de comunicação

Além de descartar de forma correta, a população também pode ajudar denunciando. Ao flagrar um descarte inadequado, o cidadão pode entrar em contato com o órgão, através do 0800 082 2600 ou WhatsApp 98802-4834, enviando fotos e vídeos do flagrante. Caso seja constatada a infração, o autor pode ser multado.

“Nós ofertamos diversos serviços e equipamentos para que o cidadão fique ao nosso lado na limpeza da capital e contenção de riscos para a sociedade. Mas, caso a população ainda queira fazer da maneira errada, poderão ser multadas pela falta de consciência e cuidado com a cidade”, alertou Teófilo.