Cidades

Mercado da beleza atrai cada vez mais interessados

No estado de Alagoas, houve crescimento de 87% na procura por cursos de estética

Por Tribuna Hoje 24/04/2024 08h23 - Atualizado em 24/04/2024 09h38
Mercado da beleza atrai cada vez mais interessados
Katharina Pacheco, instrutora de estética, diz que profissionais podem oferecer amplo número de serviços, o que aumenta possibilidade de ganhos - Foto: Edilson Omena

O mercado da beleza tem atraído cada vez mais interessados, aumentando a formação na área que é fundamental. Para se ter uma ideia, a estética é uma profissão que vem ganhando destaque, oferecendo oportunidades lucrativas. Em Alagoas houve aumento da procura por cursos neste sentido, indicando um crescimento de 87% no número de matrículas em cursos técnicos.

A instrutora de estética, Katharina Pacheco, entrevistada desta semana do TH, canal do portal Tribuna Hoje no YouTube, destacou que os profissionais de estética têm a oportunidade de oferecer uma ampla gama de serviços, incluindo tratamentos faciais, massagens, depilação, maquiagem, design de sobrancelhas, entre outros, o que aumenta as possibilidades de ganhos.

Para ela, investir nesse mercado pode ser uma oportunidade e tanto de negócio. “E investir em formação, para garantir conhecimentos adequados na área, abre inúmeras possibilidades de trabalho e ganhos, atraindo a clientela cada vez mais exigente”.

“A estética trabalha com a saúde da pele, do corpo, ou seja, proporciona bem-estar as pessoas dando uma qualidade de vida melhor e a internet tem contribuído muito nessa questão, porque as pessoas estão mais exigentes e passaram a procurar pesquisas sobre os cuidados estéticos, então os profissionais precisam de formação técnica e superior”, ressaltou a instrutora.

Katharina Pacheco lembrou que desde a sanção da Lei 13.643/2018, que regulamentou a profissão de esteticista, dividida em esteticista e cosmetólogo, com nível superior, e o técnico em estética, aumentaram a procura por cursos no segmento.

Lei determina que técnico precisa de curso reconhecido

A Lei 13.643/2018 salienta que o técnico em estética precisa ter ou curso técnico com concentração em estética oferecido no Brasil, ou curso no exterior com revalidação do diploma.

Também pode exercer a atividade o profissional que possui prévia formação técnica em estética, ou que comprove o exercício da profissão há pelo menos três anos.
Entre as atividades do técnico em estética, estão: procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares; solicitação de parecer de outro profissional que complemente a avaliação estética; e observância da prescrição médica apresentada pelo cliente ou solicitação posterior de exame médico ou fisioterápico para avaliação da situação.

Já a profissão de esteticista, com nível superior, compreende as atividades de esteticista e cosmetólogo. O requisito é o curso de nível superior no país em Estética e Cosmética, ou equivalente, ou o diploma de graduação no exterior revalidado no Brasil.

Assista a entrevista completa no canal Tribuna Hoje no YouTube.