Cidades

Monitoramento da Semarh/AL aponta para continuidade das chuvas

Por Assessoria 15/04/2024 11h09
Monitoramento da Semarh/AL aponta para continuidade das chuvas
Equipes da Prefeitura de Penedo estão nas ruas realizando serviços para amenizar contratempos por chuvas - Foto: Assessoria

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/Semarh/AL) monitora as condições meteorológicas atuais e os modelos numéricos de previsão do tempo. As rodadas mais recentes desses modelos indicam a continuidade das chuvas que estão gerando acumulados significativos nas regiões do Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió), Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste, podendo intensificar entre o final da tarde e noite desta segunda-feira (15/04/2024) se estendendo pela terça-feira (16/04/2024).

CONDIÇÕES SINÓTICAS

Áreas de instabilidades são observadas no Nordeste do Brasil e a atuação de cavados em baixos níveis da atmosfera, favorece o aumento de nebulosidade e o volume de chuvas na metade leste do Estado de Alagoas.

Estas condições atmosféricas favorecem o aumento dos acumulados de chuva, nas próximas 24 horas. Atenção especial para as regiões ambientais do Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste do Estado de Alagoas.

RISCOS ASSOCIADOS

Há risco para alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana, cheias em pequenos riachos, bem como eleva-se o risco de deslizamentos em áreas de encosta.

Podem ocorrer acumulados significativos em pontos isolados do Litoral, incluindo região metropolitana de Maceió, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste. Nas demais regiões ambientais do Estado de Alagoas, há possibilidade de chuva, porém sem risco associado.

Até o momento, não há risco de transbordamento dos principais rios e lagoas do Estado de Alagoas.

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.

O acompanhamento diário da previsão do tempo, assim como o monitoramento dos níveis dos principais rios, pode ser feito pelo Website da SEMARH através dos links: http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao e http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico.