Cidades
Projeto “Mulher se ama, mulher se cuida” reúne mulheres das Grotas de Maceió
Ação contou com mais de 70 mulheres na sede da Biblioteca Pública Graciliano Ramos

Ainda em celebração ao mês da mulher, o Governo de Alagoas, através da Biblioteca Pública Graciliano Ramos, equipamento da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), realizou a segunda edição do "Mulher se ama, mulher se cuida”. A ação aconteceu nesta quarta-feira (27) na sede da biblioteca.
Esta iniciativa visa fornecer kits de higiene pessoal para mulheres em situação de vulnerabilidade social nas comunidades carentes de Maceió, contando com o apoio fundamental do projeto Vida Nova nas Grotas. No total, 70 mulheres participaram do evento.
Além da distribuição dos kits, houve momentos de interação, partilha de experiências e reflexões sobre as lutas femininas, destacando a coragem e inspiração presentes em cada mulher, com a participação especial da artista Anne Cerqueira.
Edna Macario, moradora do bairro Jacintinho, uma das mulheres agraciadas com os kits, exaltou que projetos sociais são a base para uma sociedade mais justa. “É minha segunda vez na biblioteca e é muito legal um espaço de convivência como esses. O governo vem realizando muitos e eu sempre participo na minha comunidade. Ajudar ao próximo é grandioso, não só para quem recebe, mas para quem oferece também” afirmou.
Quem marcou presença no evento foi a secretária Executiva de Mulher e do Direitos Humanos, Dilma Pinheiro, e destacou que num país que existe tanto das mulheres como o Brasil, é fundamental uma rede de autocuidado. “Nos somos sobrecarregadas e sofremos diversas violências unicamente por sermos mulheres. Esse projeto abraça a causa feminina e incentiva o autocuidado e o cuidado das nossas. Um trabalho de sororidade e união”, ressaltou Dilma.
Já a representante do Programa Vida Nova nas Grotas, Alexandra Pedrosa, disse que o projeto foi abraçado por causa da sua temática tão importante para a luta feminina. “Desde sua primeira edição essa ação mobiliza toda a população para fazer o bem. Precisamos estar bem fisicamente e psicologicamente para que possamos cuidar do próximo. As mulheres que estão aqui não foram escolhidas a dedo, mas sem dúvidas fazem a diferença em suas comunidades e na sociedade”, falou.
Além dos produtos de higiene, os kits também incluíam exemplares de livros doados pela Imprensa Oficial de Alagoas, o que foi comemorado pela supervisora da Biblioteca Estadual, Mira Dantas. "Esta é uma maneira de aproximar essas mulheres do universo literário, que muitas vezes é negligenciado para nós. Nos livros, as temáticas frequentemente abordam mulheres de força e determinação. Essa iniciativa também visa atrair novas leitoras para conhecer o espaço das bibliotecas de Alagoas. Tudo foi pensado visando o desenvolvimento feminino”, destacou.
Por sua vez, a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, reforçou o foco da ação como um testemunho do compromisso em apoiar e fortalecer as mulheres em todas as esferas sociais. "Queremos que elas saibam que são merecedoras de amor e cuidado, independentemente das circunstâncias em que se encontram", concluiu a gestora .
Mais lidas
-
1Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
2Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
3Borda do mapa
Dono de posto tem prejuízo de R$ 7 milhões com caso Braskem
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Neve misteriosa
Final de O Eternauta explicado: o que aconteceu com Juan?