Cidades
Comissão de Mulheres Jornalistas faz homenagem a Aydete Viana
Grupo convida as profissionais de Alagoas para evento no próximo sábado, dia 23
A Comissão de Mulheres Jornalistas e o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) promovem uma roda de conversa para colocar as profissionais do estado em pauta. Essa programação alusiva ao Mês da Mulher e, além do bate-papo, também será feita uma homenagem à jornalista Aydete Vianna de Lima. O evento vai acontecer no próximo sábado, dia 23, às 16h, no Museu Théo Brandão.
Aydete Vianna começou sua vida profissional em meados da década de 1960 na Rádio Difusora de Alagoas, onde trabalhou como rádio atriz, usando o pseudônimo de Sílvia Lorene. Ela usava esse nome para não ser descoberta por seus irmãos. Como radioatriz, interpretou alguns papéis, entre eles: a Princesinha. Na Rádio Gazeta AM, Aydete foi diretora artística.
Só a partir de 1967 começou a trabalhar como jornalista, como repórter redatora da Gazeta de Alagoas, onde atuou até 1970. De 1968 e 1969 foi correspondente do jornal Diário de Pernambuco e, de 1976 a 1977, foi assessora de Comunicação Social do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural).
Aydete Viana graduou-se como bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Ufal, em 1966, por isso, acabou direcionando sua carreira profissional para o mundo jurídico. Ela passou em alguns concursos públicos, entre eles, para o cargo de procuradora autárquica da União, em novembro de 1975, e para consultora jurídica do Estado de Alagoas, em 1981, nomeada neste mesmo ano e tomou posse em 1º de dezembro de 1981.
Ela tem obras publicadas na área do Direito e já recebeu várias honrarias, como a comenda, no Grau Prata, da Ordem do Mérito Ministro Silvério Jorge, do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, em 1993, e a Comenda Selma Bandeira, concedida pela Câmara de Vereadores de Maceió, em 2012.
Bate-papo
A roda de conversa Mulheres Jornalistas em Pauta, marca a retomada de eventos promovidos pela Comissão de Mulheres Jornalistas, com apoio do Sindjornal. As profissionais convidadas para o bate-papo são Flávia Gomes de Barros, assessora de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), e Fátima Almeida, jornalista e superintendente da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom/AL). Quem vai mediar essa conversa será Lídia Ramires, pesquisadora e professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Além da boa conversa, do relato das experiências profissionais, o evento também terá uma convidada especial, a jornalista Gal Monteiro, que também é coralista do Coretfal, vai soltar sua voz para as mulheres jornalistas sindicalizadas. Será um cenário lindo, no fim de tarde da Praia da Avenida, num prédio histórico e palco de muitas ações culturais.
Serviço
O quê: Roda de conversa Mulheres Jornalistas em Pauta
Quando: 23 de março, às 16h
Onde: Pátio do Museu Théo Brandão
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas