Cidades

Semarh aponta previsão de chuvas de intensidade fraca a moderada em Alagoas

Boletim compreende período desta terça (12) até a quarta-feira (13)

Por Ascom Semarh/AL 12/03/2024 19h27
Semarh aponta previsão de chuvas de intensidade fraca a moderada em Alagoas
Imagem do satélite GOES IV, canal IR, 12/03/2024, às 13h40 (UTC) - Foto: INMET

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) monitora as condições meteorológicas atuais e os modelos numéricos de previsão do tempo. As rodadas mais recentes desses modelos indicam ocorrência de chuva de intensidade fraca a moderada, que podem ser acompanhadas por rajadas de vento, na metade leste do Estado de Alagoas, em particular nas regiões do Litoral Norte incluindo a região metropolitana de Maceió e Zona da Mata durante a tarde desta terça-feira (12) podendo se estender pela quarta-feira (13), nas demais regiões há possibilidade de chuva, mas sem risco associado.


CONDIÇÕES SINÓTICAS

O desprendimento de uma banda da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) associado ao forte calor e umidade na costa leste da região Nordeste do Brasil está favorável à formação de áreas de instabilidade na faixa litorânea e em algumas áreas no interior da Região Nordeste do Brasil. Há previsão de chuva de intensidade fraca a moderada no Estado de Alagoas nas próximas 24 horas. Atenção especial para as regiões do Litoral Norte e Zona da Mata, onde a formação de instabilidades pode gerar acumulados de chuva mais expressivos durante a próxima noite.

RISCOS ASSOCIADOS

Ocorrência de chuva de intensidade fraca a moderada que podem persistir e gerar acumulados significativos em pontos isolados do Litoral Norte e Zona da Mata, nas demais regiões há possibilidade de chuva, mas sem risco associado. Há risco para alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana e destelhamentos de casas e edificações. Também podem ocorrer chuvas em pontos isolados das demais regiões ambientais de Alagoas, porém sem risco associado.

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.

Caso haja intensificação das condições meteorológicas e/ou aumento nos volumes de chuva previstos pelos modelos numéricos, será emitido alerta meteorológico ou hidrometeorológico.

O acompanhamento diário da previsão do tempo, assim como o monitoramento dos níveis dos principais rios, pode ser feito pelo Website da Semarh através dos links:

http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao

http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico