Cidades
Absorventes gratuitos já beneficiam 520 mil mulheres em Alagoas
Cerca de 520 mil mulheres em Alagoas são beneficiadas com a distribuição gratuita de absorventes. A retirada pode ser feita em qualquer um dos 200 estabelecimentos credenciados que estão distribuídos em 70 dos 102 municípios do Estado. A distribuição faz parte das ações do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, do governo federal.
A distribuição gratuita de absorventes é direcionada a mulheres que vivem abaixo da linha da pobreza e estão matriculadas em escolas públicas, em situação de rua ou em vulnerabilidade extrema. A população recolhida em unidades do sistema prisional também será contemplada.
Cada mulher tem direito a 40 unidades de absorventes higiênicos para utilizar durante dois ciclos menstruais, ou seja, a cada período de 56 dias.
Para ter acesso aos absorventes é preciso ser brasileiras ou estrangeiras, viverem no Brasil com idade entre 10 e 49 anos. Precisam estarem inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e ter renda familiar mensal de até R$ 218,00 por pessoa. A população recolhida em unidades do sistema prisional também é contemplada.
As estudantes das instituições públicas de ensino também devem estar no CadÚnico, mas a renda familiar mensal por pessoa vai até meio salário mínimo (R$ 706,00). Para pessoas em situação de rua, não há limite de renda.
As pessoas que se encaixam nos critérios já estabelecidos precisam apresentar um documento de identificação pessoal; uma autorização na farmácia credenciada. Essa autorização será emitida pelo aplicativo “Meu SUS Digital” ou no site e acionar o Programa Dignidade Menstrual, clicando em “Emitir Autorização” (esse documento tem validade de 180 dias). As orientações também estão disponíveis no Disque Saúde 136.
A retirada dos absorventes pode ser feita em qualquer farmácia que seja credenciada no programa Farmácia Popular, do Governo Federal. Em todo o estado de Alagoas são 200 estabelecimentos distribuídos em 70 municípios. Em Maceió são cadastradas 77 farmácias.
Para retirar o absorvente, basta se dirigir a uma unidade credenciada da Farmácia Popular, apresentar um documento de identificação oficial com número do CPF e a “Autorização do Programa Dignidade Menstrual”, que deve ser gerado via aplicativo ou site do “Meu SUS Digital”, com validade de 180 dias. A aquisição para menores de 16 anos deve ser feita por responsável legal.
Em caso de dificuldade para acessar o “Meu SUS Digital” ou emitir a autorização, basta se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde profissionais podem auxiliar na emissão. Pessoas em situação de rua também tem direito aos absorventes gratuitos.
Mais lidas
-
1'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
2Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
3Prado
Abertura oficial da 75ª Expoagro Alagoas acontece nesta sexta (24), às 19h
-
4História real!
'A Vizinha Perfeita': Como está hoje a assassina Susan Lorincz
-
5Fenômeno global
Boots dobra audiência na Netflix após ser chamada de 'lixo' pelo governo dos Estados Unidos




