Cidades

População da periferia recebe atendimento de saúde em casa pelo Brota na Grota

Equipe multiprofissional leva acolhimento e inclusão social para população que mais precisa

Por Secom Maceió 28/02/2024 14h13
População da periferia recebe atendimento de saúde em casa pelo Brota na Grota
Fabíola recebeu a equipe em casa, no Conjunto Oiticica - Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

De porta em porta, nas comunidades de difícil acesso, equipes de saúde da Prefeitura de Maceió têm realizado atendimentos a milhares de famílias por meio do Brota na Grota. Profissionais de enfermagem, nutrição, fisioterapia e assistência social, além da equipe veterinária, prestam o serviço diariamente levando acolhimento e inclusão social à população que mais precisa.

Esta semana, a equipe está no Residencial Oiticica, no Benedito Bentes, onde mora a dona de casa Fabíola Hortência. Ela conseguiu vacinar a filhinha Soraya, de 8 meses de vida, na sala de casa, e ainda realizou medição de pressão e glicemia. “Como aqui é longe de tudo, o pessoal vindo em casa facilita muito”, diz.

A proposta do atendimento de saúde porta em porta por meio do Brota na Grota é reforçar o serviço prestado pelas unidades básicas e também realizar uma busca ativa de pessoas com diabetes, hipertensão e dores crônicas para que iniciem seu tratamento.

A enfermeira Lídva Melo, líder da equipe, explica que o objetivo do trabalho é reforçar as orientações para que as pessoas tomem a medicação prescrita para o tratamento e também previnam doenças.

“É um serviço muito necessário, porque ele vai do atendimento do bebezinho até o idoso. A gente faz o acolhimento de toda a família. Quando a gente chega em uma casa, tem os avós, os pais, as crianças, então a gente faz todo esse acolhimento, e orienta também a procurarem o médico quando é preciso”, afirma.

Antônio Duarte da Silva, que também é morador da região, aproveitou para tomar uma vacina pendente no cartão de imunização dele. Além disso, mediu a glicose e a pressão arterial. “Eu acho muito importante, principalmente para as pessoas que não podem sair de casa, que são doentes. Acho que estão fazendo o que é melhor para o povo”, avalia.

Após a semana de atendimentos, o Brota na Grota chega com uma grande estrutura ao bairro, na sexta-feira, das 9h às 15h, para que a população possa concluir o atendimento de saúde e aproveitar outros serviços, como atualização de Cadastro Único, inscrição em programas voltados para as mulheres, cadastro no Sine, corte de cabelo e escova, atendimento veterinário e outros. Esta semana, a ação itinerante será no Conjunto Oiticica, no Benedito Bentes.