Cidades

Previsão de tempo da Semarh aponta pancadas de chuva em todo estado de Alagoas

Aviso meteorológico informa que a possibilidade é válida para este domingo (18) e pode se estender até a segunda-feira (19)

Por Ascom Semarh/AL 18/02/2024 13h21 - Atualizado em 18/02/2024 18h36
Previsão de tempo da Semarh aponta pancadas de chuva em todo estado de Alagoas
Imagem do satélite GOES 16, canal WV, 18/02/2024, às 10h40 (hora local) - Foto: INMET

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) monitora as condições meteorológicas atuais e os modelos numéricos de previsão do tempo. As rodadas mais recentes desses modelos indicam a possibilidade de ocorrência de pancadas de chuva em todas as regiões ambientais de Alagoas a partir deste domingo (18), podendo se estender até segunda-feira (19).

CONDIÇÕES SINÓTICAS

A atuação de um cavado em baixos níveis da atmosfera favorece a ocorrência de pancadas de chuva na costa leste da Região Nordeste do Brasil. Nas próximas 24 horas, há previsão de expressivos acumulados de chuva em parte das regiões ambientais de Alagoas, a saber:

Sertão, Sertão do São Francisco, Agreste, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Litoral incluindo a região metropolitana de Maceió.

RISCOS ASSOCIADOS

Ocorrência de pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada que podem persistir e gerar acumulados significativos podendo ser acompanhada de trovoada em pontos isolados de todo o estado de Alagoas. Há risco para alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, destelhamentos de casas e edificações, bem como risco para deslizamentos em áreas de encosta. Nas demais regiões ambientais do Estado de Alagoas, também há possibilidade de chuva, porém sem risco associado.

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.

Caso haja intensificação das condições meteorológicas e/ou aumento nos volumes de chuva previstos pelos modelos numéricos, será emitido alerta meteorológico ou alerta hidrometeorológico.

O acompanhamento diário da previsão do tempo, assim como o monitoramento dos níveis dos principais rios, pode ser feito pelo Website da SEMARH através dos links:

http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao

http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico