Cidades

Moradores de Maceió curtem Carnaval em casa de praia ou na periferia

Mesmo com desfiles de blocos na capital nos quatro dias, maceioenses arrumam malas para viajar às outras cidades do estado

Por Valdete Calheiros – colaboradora / Tribuna Independente 10/02/2024 08h15 - Atualizado em 10/02/2024 09h47
Moradores de Maceió curtem Carnaval em casa de praia ou na periferia
Com malas prontas, boa parte da população deixa Maceió para descansar ou curtir folia no interior - Foto: Divulgação

O Carnaval é a festa mais democrática do planeta e justamente por isso permite programação para todos os gostos, bolsos e estilos de vida.

Viajar a descanso ou em busca de folia é o programa preferido da maioria das pessoas.

Arrumar a bagagem e sair em busca da tranquilidade oferecida pelas praias mais calmas e sem tanto agito é opção número um para o casal Nilzete Luzia Calaça e Genário Gouveia de Lima. Ela nutricionista. Ele contador. Há mais de 15 anos, o casal aproveita o período para aliviar a mente das rotinas pesadas de trabalho e passar um tempo juntos, aproveitando para criar memórias afetivas para ambos.

Engana-se quem pensa que Nilzete e Genário não buscam também frevo e folia. “Afinal, mesmo no período carnavalesco, o nosso corpo precisa e equilíbrio, intercalar os passos de frevo e outros ritmos mais intensos ao descanso é muito importante. Nossa saúde é prioridade, portanto, cuidar sempre do corpo e da mente é tudo de bom. E fica ainda mais prazeroso o Carnaval”, destacou a nutricionista.

Mas, existem aqueles que ficarão em Maceió, especialmente nos bairros da periferia. Para quem vai ficar em Maceió e quer curtir um bloco de Carnaval, a pedida é o Bloco da Nega Fulô que desfila na orla de Maceió no domingo, dia 11. Junto a outros quatro blocos, o Nêga Fulô formará o Domingão de Carnaval na Orla.

Estarão desfilando os blocos “Mamãe Eu Quero”, Bloco dos Bonecos, Sonho Encantado e “Só Vai Quem Chupa”, a partir das 14 horas. O ponto de encontro é a Praça dos Sete Coqueiros, na Pajuçara.

Com uma média de 300 a 500 participantes a cada ano, o Nêga Fulô promete contagiar os foliões com música animada, um mini trio elétrico e muita diversão.

Neste ano, o bloco irá homenagear Peró Andrade, circense que dedicou sua vida ao mundo da arte. Além disso, contará com a ala dos cadeirantes, reforçando seu compromisso com a inclusão social e proporcionando uma experiência de Carnaval verdadeiramente acessível.

Maceió e Beija-Flor

Uma boa pedida para quem pretende curtir o Carnaval em casa é assistir ao desfile da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis que este ano levará à Marquês de Sapucaí, o samba enredo “Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguilla”.

A escola de Nilópolis contará a beleza e a cultura de Maceió e a história do carnavalesco Rás Gonguilla. A Beija-Flor promete uma viagem pelas cores, sons e sabores de Maceió.

O samba celebra não apenas a cidade e seu povo, mas também traz à tona discussões importantes sobre preservação ambiental, cultura afro-brasileira e o desenvolvimento sustentável.

Alagoas tem previsão de chuvas em algumas regiões

O Carnaval chegou com a expectativa da população alagoana em aproveitar bastante os dias de folia, mas também é preciso ficar atento a previsão do tempo. Segundo a previsão da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), deve chover nos primeiros dias de folia em todo o estado.

“Podemos ter chuvas isoladas, intercalando com momentos de tempo seco, principalmente para as regiões do Litoral, Zona da Mata e Baixo de São Francisco. No sertão, também há a possibilidade de algumas pancadas de chuva nos primeiros dias do Carnaval, por conta da temperatura elevada e a umidade também. Então, essa combinação provoca aquelas pancadas de chuvas rápidas, como a gente presenciou no decorrer de algumas semanas atrás também na região do sertão. Então, podemos ter um Carnaval com o tempo bastante abafado, com a chuva intercalando com momentos de tempo seco, mas nada que venha a atrapalhar”, afirmou o meteorologista da Semarh Henrique Mendonça.

Centro, repartições, bancos e lotéricas fecham durante a folia

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou que não haverá atendimento nas agências bancárias na segunda (12) e na terça (13). Já na Quarta-Feira de Cinzas (14), o expediente será das 12h até as 16h.

Segundo a Aliança Comercial, o horário de funcionamento do Centro de Maceió será especial. No sábado, as lojas abrem entre 8h e 14h; fecham no domingo, segunda e terça-feira e abrem na Quarta-Feira de Cinzas, entre às 8h e 18h.

Os shoppings, em Maceió e Arapiraca, funcionam em horários especiais.

As lotéricas funcionam no sábado, das 8h às 12h, fecham domingo, segunda e terça, e abrem na quarta, a partir de 12h.

As unidades da Central Já! suspendem o atendimento durante o Carnaval. O funcionamento volta ao normal na quinta-feira (15).

As repartições públicas estaduais, municipais e federais não funcionam nos dias do Carnaval. Os serviços só voltam ao normal na quinta-feira (15).

Além do fim de semana, o TJ/AL funciona em regime de plantão na segunda (12), na terça e na quarta-feira (14).

A CBTU informou que no sábado (10), a grade horária será especial, com redução de viagens. Devido aos dias de comemoração do Carnaval, na segunda-feira (12), e terça-feira (13) não haverá circulação de trens e VLTs. Nos dias 14, Quarta-Feira de Cinzas, 15, quinta-feira, e 16, sexta-feira a grade horária também sofre alteração especial, com redução de viagens.

O Departamento Estadual de Trânsito terá o atendimento suspenso, durante o período do Carnaval, e retornará na quinta-feira (15).

As Unidades de Saúde e o Pam Salgadinho funcionaram até sexta-feira (9) e retomam os atendimentos na quinta-feira (15).

A Equatorial fecha suas agências na segunda e terça.