Cidades
Policiais militares ajudam gestante em parto dentro de veículo em Maceió
Atuação inusitada da guarnição Guardiã 2 do 13° Batalhão de Polícia Militar (BPM) aconteceu no dia dos 192 anos da PM alagoana

De serviço na data do aniversário da PM, a guarnição Guardiã 2 do 13° Batalhão de Polícia Militar (BPM), composta pelo sargento Francisco Ramires e soldados Caio Calazans e Marconi Farias, não imaginava a ocorrência incomum que iria surgir na manhã deste sábado (3), em Maceió.
Durante patrulhamento de rotina, na Avenida Gustavo Paiva, no trecho que corta o bairro Jacarecica, a equipe policial se deparou com dois homens em via pública acenando para a viatura. Inicialmente, imaginou-se que seria um caso de denúncia, ou mesmo a possibilidade de uma situação de assalto, mas qual não foi a surpresa para os militares ao perceberem que ali, no banco traseiro de um táxi, estava uma mulher em plena fase ativa do trabalho de parto.
De pronto, a guarnição analisou a situação, chegando ao entendimento de que não haveria tempo hábil para deslocamento até a maternidade. Dessa forma, o patrulheiro da guarnição, soldado Calazans, iniciou os procedimentos estabilizando primeiramente o quadro de nervosismo que estava estabelecido no ambiente, sendo auxiliado pelos demais componentes da guarnição.
A parturiente, já visivelmente exausta, foi colocada em posição favorável à evolução do parto, com as devidas instruções para fazer força apenas durante as contrações, de maneira que ele evoluísse com tranquilidade. E assim, com leveza, a criança, uma menina, nasceu amparada pelos militares, que procederam desenrolando o cordão umbilical de seu pescoço e analisando seus sinais vitais, percebendo que ela estava visivelmente saudável.

Em seguida, foi feito o deslocamento de mãe e filha até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jacintinho para os procedimentos de pós-parto. A equipe médica, coordenada pelo Doutor Nery Almeida, destacou que a ação da equipe policial foi determinante para o sucesso do parto.
Para o soldado Calazans, a experiência foi extremamente gratificante e certamente ficará marcada em sua trajetória militar. "Agimos com calma, pois um clima tranquilo era fundamental naquele momento para que tudo transcorresse dentro do esperado. Quando a criança nasceu, todo fomos tomados por uma sensação de muita emoção e também de alívio", ressaltou.
O sentimento foi compartilhado pelo comandante da equipe, sargento Ramires. "Certamente, será uma ocorrência inesquecível em nossa carreira, pois imbuídos do sentimento de servir e proteger, auxiliamos o nascimento de uma vida. Muita saúde e felicidade para a pequena Ágatha Sofia", desejou.
Mais lidas
-
1Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
2Susto
Avião com destino a Maceió faz pouso de emergência em Brasília
-
3Acordo Coletivo
Mesmo com lucro de R$ 706 milhões, Equatorial tenta cortar direitos de trabalhadores
-
4Invencível amor!
Quando Diná se apaixona por Otávio Jordão em 'A Viagem'?
-
5Agentes de endemias e comunitários de saúde
Batalha judicial dos Agentes de Saúde chega ao fim e Justiça reconhece direito ao piso salarial e retroativos