Cidades

Primeira prévia carnavalesca do mercado, no histórico Mercado do Jaraguá, é um sucesso

Sistema Tribuna de Comunicação, o único grupo de comunicação presente ao evento, fez cobertura especial

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte 13/01/2024 18h42 - Atualizado em 14/01/2024 08h30
Primeira prévia carnavalesca do mercado, no histórico Mercado do Jaraguá, é um sucesso
Primeira edição da Prévia do Mercado tem bom público e é considerada um sucesso - Foto: Edilson Omena

Centenas de pessoas estiveram neste sábado, dia 13, no histórico Mercado do Jaraguá, na primeira prévia do mercado, que prestou uma importante homenagem aos seresteiros da Pintaguinha, tradicional grupo que encerrou suas atividades em 2019, depois de 27 anos de existência. Em 2021, quando o grupo anunciou uma pausa em suas atividades devido a pandemia e os altos custos, deixou de existir também os tradicionais desfiles pelas ruas do bairro que deu nome, as saídas do Jaraguá Folia e até do baile de máscaras.

O grupo surgiu em outubro de 1994, quando amantes da boa música resolveram reviver as antigas serestas e percorreram as ruas do bairro da Pitanguinha, numa noite de sexta-feira. A seresta se repetia toda primeira sexta-feira de cada mês e logo se transformou num amplo movimento cultural e social, o que levou seus dirigentes, em setembro de 2003, a registrarem a Organização Cultural Serenata da Pitanguinha.

Entre 2000 e 2003, os Seresteiros também se constituíram como bloco carnavalesco. A partir de 2004, optaram por organizar o Baile de Máscaras dos Seresteiros da Pitanguinha, que veio a ser o maior evento carnavalesco de Alagoas em ambiente fechado. Em 2010 surgiu também o Bailinho dos Seresteiros da Pitanguinha.

Dinho Lopes, presidente da Liga Carnavalesca (Foto: Edilson Omena)

A ideia do presidente da Liga dos Blocos, Dinho Lopes, ao homenagear a seresta da Pitanguinha para a 1ª prévia do mercado, foi resgatar um pouco da tradição dos tempos de outrora. E o sucesso foi enorme. Emmanuel Fortes, um dos fundadores, presente na homenagem, afirmou que a emoção da prévia foi a mesma das saídas do grupo e a imensa multidão que seguia os seresteiros pelas ruas do bairro.

Mas a ideia de criar a prévia do mercado surgiu ano passado, no domingo de carnaval do Mercado da Boa Vista, em Recife, quando o jornalista Ivaldo Pinto encontrou o promotor de eventos e presidente da Liga Carnavalesca de Maceió, Dinho Lopes, e sua esposa, Maria Teresa. No meio do bate papo, Ivaldo perguntou a Dinho por que não fazer um evento desse, em 2024, no Mercado de Jaraguá, durante as prévias carnavalescas. Empolgado, Dinho prometeu que faria. E, como não poderia deixar de ser, cumpriu a promessa, realizando a 1ª Prévia Carnavalesca do Mercado de Jaraguá.

O evento ainda contou com a Orquestra Fogo Pagô, samba com Negro Mir e Grupo Curtindo o Samba, encerrando novamente com a Orquestra Fogo Pagô.

(Foto: Edilson Omena)

E a programação do carnaval continua no dia 20 de janeiro com o Baile Verde e Branco, no Iate Clube Pajussara. Depois, dia 27, saída dos blocos carnavalescos: 8h, Polo da Inclusão, na Praça Gogó da Ema; 14h com a Turma da Rolinha, tendo como atração Almir Rouche; 14h30 o Bloco do Rei, atração Tatau; 15h, Pecinha de Maceió, e a atração a banda Psirico e encerrando o dia, às 15h30, saída do Bloco Caveira, tendo como atração os baianos do Timbalada.

Já no dia 28 de janeiro, domingo, tudo começa às 8h com o Bloco Pererê (infantil), no trecho da rua fechada da Ponta Verde. Às 15h tem o Bloco Levaeu, 15h30 o Bloco AgarraDinho e às 16h o Bloco Jaraguá.

Na semana seguinte, dia 2 de fevereiro, a tradicional sexta-feira do Jaraguá Folia, na Avenida da Paz e Sá Albuquerque, no Jaraguá, com o desfile de mais de 100 agremiações. No dia 2 de fevereiro tem ainda o baile dos Filhinhos da Mamãe, no Museu Théo Brandão, no Jaraguá. No sábado, dia 3, na orla, desfile do tradicional Pinto da Madrugada. E no dia 4, no domingo, além do banho de mar à fantasia, vai ter as saídas do Bloco Frevo Não Tem Idade, Bloco Vulcão, Bloco Turma da Esquina e às 16H o Bloco FutBarca.

E para encerrar a programação do carnaval 2024, no dia 12 de fevereiro, desfile das escolas de samba, a partir das 20 horas, entre o trecho do Marco dos Corais e o Sete Coqueiros.