Cidades

Prefeitura inclui equipes de registro de boletins de ocorrência no Verão Massayó

Medida inédita visa garantir segurança e conforto para o público durante as festividades

Por Secom Maceió 13/01/2024 10h50 - Atualizado em 13/01/2024 13h45
Prefeitura inclui equipes de registro de boletins de ocorrência no Verão Massayó
Público pode registrar ocorrências como crimes de racismo, homofobia, assédio e outros - Foto: Jonathan Lins / Secom Maceió

Garantindo o conforto, segurança e o bem-estar dos maceioenses e turistas, que estiveram presentes no primeiro dia do Verão Massayó, a Prefeitura de Maceió, em uma ação pioneira na capital, disponibilizou equipes capacitadas para registrar Boletins de Ocorrência de crimes, como assédio, homofobia e racismo.

A medida tem o objetivo de proporcionar um ambiente seguro e acolhedor durante as festividades, combatendo práticas criminosas e assegurando que todos desfrutem dos shows sem preocupações relacionadas a assédio ou discriminação, promovendo um ambiente festivo onde todos se sintam respeitados.

A secretária da Mulher, Ana Paula Mendes, destacou a importância da iniciativa e falou do reforço das campanhas Maceió Sem Assédio e Maceió com Respeito, como formas de garantir mais tranquilidade e segurança às pessoas que saem de casa para se divertir. No Estacionamento do Jaraguá, onde acontece o Festival Verão Massayó, foram montados estandes onde são distribuídos materiais educativos e também estão presentes equipes treinadas para acolher e orientar a população.

Para a secretária, com essa iniciativa, a segurança pública ganha um impulso significativo, proporcionando aos cidadãos uma ferramenta ágil e eficiente para relatar incidentes durante eventos, promovendo um ambiente mais seguro e colaborativo para todos.

"A Polícia Civil está junto conosco e essa parceria vai possibilitar a confecção de boletins de ocorrência aqui mesmo no local do evento. Nós capacitamos equipes da própria secretaria para acolher pessoas que sejam vítimas de crimes como importunação sexual, racismo, LGBTfobia, entre outros, e orientá-las sobre a importância de denunciar. Em um evento como esse, dispor dessa estrutura traz mais segurança para o público que vai poder aproveitar mais os shows", afirmou.

Maceió Sem Assédio

Segundo Leila Ferreira, que esteve presente no show, a preocupação da organização do evento com a segurança do público é gratificante. Ela destacou a campanha Maceió Sem Assédio, voltada ao respeito e segurança das mulheres em eventos públicos.

“Nos dias de hoje eu acho importante que aconteçam essas campanhas contra o assédio, porque por muito tempo isso foi invalidado, né? Então, agora, tendo essa campanha, eu acho que o pessoal vai se ligar mais, né? Porque é hora de acordar também. E é uma atitude pioneira, porque antes, nos shows aqui na capital, não tinha. Mas a gestão do prefeito da JHC, ele faz questão de incluir, para que as mulheres e o público em geral se sintam mais incluídos e seguros. Isso é muito importante e espero que venham mais e mais campanhas como essas”, declarou.