Cidades

Capital recusa Creche Cria e Estado de Alagoas decide gerir unidade na Grota do Cigano

Maceió é o único município a não assumir a educação da primeira infância

Por Ascom Cria e Ascom Seduc 07/01/2024 10h07 - Atualizado em 07/01/2024 12h31
Capital recusa Creche Cria e Estado de Alagoas decide gerir unidade na Grota do Cigano
Creche Cria do Parque Linear na Grota do Cigano - Foto: Thiago Ataíde / Ascom Seduc

A Creche Cria do Parque Linear na Grota do Cigano será a primeira inaugurada pelo Governo do Estado na capital alagoana. A unidade está pronta há mais de um ano, mas Prefeitura não aceitou receber a gestão do equipamento educacional, como acontece em todos os outros municípios alagoanos que já contam com creches funcionando. Assim, essa será a primeira unidade com gestão exclusiva do Estado, já que Maceió é o único município a não assumir a educação na primeira infância. Mesmo quando cerca de 55 mil crianças estão fora das creches, conforme dados do Datasus e censo escolar (2022).

A inauguração da 52ª Creche Cria será no dia 14 de janeiro e o início das atividades no dia 15 de fevereiro. Antes da entrega, a Secretaria de Estado da Educação vai abrir o calendário de matrículas para crianças de 3 a 5 anos de idade nos próximos dias 8 e 9, das 8h às 17h. A expectativa é alcançar 200 crianças matriculadas no período.

O Criança Alagoana começou a ser estruturado em 2015. Durante a gestão do ex-governador Renan Filho, foram oferecidas 15 Creches Cria a Maceió – que foi o único município que se recusou a disponibilizar o terreno para construção da creche, como também receber a unidade já construída. Mesmo diante da indiferença da Prefeitura, o Governo do Estado iniciou a construção de três unidades. Além da Grota do Cigano, outras duas unidades no Benedito Bentes.

“A primeira infância é prioridade do governador Paulo Dantas e não poderíamos ficar de braços cruzados e prejudicar o desenvolvimento de dezenas de crianças e a dinâmica de várias mães e pais. Diante do impasse, o Estado vai operacionalizar a unidade”, explicou a secretária de Estado da Primeira Infância, Paula Dantas, lembrando que existe um déficit por vagas na educação infantil na capital.

Conforme dados do Datasus e censo escolar, ano 2022, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a população de Maceió de 0 a 3 anos de idade corresponde a 36.982, sendo apenas 3.473 matriculadas. Na pré-escola, ou seja, crianças com idade entre 4 e 5 anos de idade, existem 29.108 crianças. Desse total, 6.817 estão matriculadas.

A secretária lembrou que o foco do Estado é contribuir para alcançar a meta do Programa Nacional de Educação (PNE), ou seja, universalizar a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 e 5 anos de idade e ampliar a oferta nas creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos de idade.

Até o final de 2026 serão construídas 200 Creches com recursos próprios do Estado. O Governo do Estado, além de construir, entrega a unidade totalmente equipada. É responsabilidade do município interessado em ter uma Creche Cria a doação do terreno e a gestão da unidade. Por meio da Secretaria da Primeira Infância, o Estado oferece suporte em áreas estratégicas como educação, saúde e assistência para as crianças matriculadas.

Homenagem

A Creche Cria na Grota do Cigano receberá o nome de Centro Educacional Infantil Mônica Valéria Pimentel Cardoso em homenagem à professora da rede estadual que trabalhou na Seduc por 25 anos. A educadora morreu de Covid em 2021.