Cidades

Mina 18 da Braskem está se estabilizando, garante Defesa Civil

21/12/2023 09h38
Mina 18 da Braskem está se estabilizando, garante Defesa Civil
Rompimento da mina 18 da Braskem causou instabilidades no solo na região do Mutange, área evacuada pela Defesa Civil de Maceió - Foto: Edilson Omena

A mina nº 18 mantida pela Braskem, na região da Lagoa Mundaú, próximo ao antigo campo do CSA, no bairro do Mutange, que colapsou no dia 10 de dezembro, está se estabilizando, segundo a Defesa Civil de Maceió.

“Diante dos dados que já podem ser conferidos no novo equipamento instalado na mina 18, há um caminho para a estabilização da mesma, diante da diminuição de velocidade de afundamento”, disse em nota.

Ainda segundo o órgão, os equipamentos instalados nas outras 34 minas da Braskem, que não correm risco de colapso, apresentam normalidade. O relatório com os dados da movimentação do solo na região da mina nº 18 deve ser divulgado no próximo sábado (23).

Colapso

Parte da mina 18 da Braskem sofreu um rompimento às 13h15, no dia 10 de dezembro, que pôde ser percebido em um trecho da Lagoa Mundaú. Com o rompimento, o equipamento que fazia o monitoramento da movimentação do solo foi levado pela água da lagoa e um novo equipamento foi instalado no dia 12 de dezembro.

Após o rompimento, a água da Lagoa Mundaú foi coletada para verificar o impacto do colapso no ecossistema. O resultado da análise das primeiras amostras retiradas da lagoa após o colapso indica que não houve alteração significativa na qualidade da água, segundo os pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA).