Cidades

Chuvas marcam o início do verão em Alagoas e devem seguir ocorrendo esta semana

É importante que a população obedeça às recomendações de segurança para os casos, como evitar permanecer em lugares descampados

Por Maria Villanova / Ascom Semarh 18/12/2023 19h52 - Atualizado em 18/12/2023 23h52
Chuvas marcam o início do verão em Alagoas e devem seguir ocorrendo esta semana
Meteorologista Henrique Mendonça, da Semarh - Foto: Maria Villanova / Ascom Semarh

Estação marcada pelas altas temperaturas, o verão em Alagoas vai começar com muitas nuvens e pouco sol. Segundo a equipe de meteorologia da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a semana será marcada por pancadas de chuvas em todas as regiões do estado, a partir desta segunda-feira (18) até o fim da semana.

“Espera-se para essa semana os primeiros eventos de precipitações, principalmente para as cidades do Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste de Alagoas. Para as demais regiões, segue o tempo instável com chuvas intercalando com momentos de tempo seco”, informou o meteorologista Henrique Mendonça, da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais.

Esta previsão é consequência da atuação de um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN), fenômeno meteorológico típico do período para o Nordeste, e que tem como uma das características a instabilidade do tempo, que fica mais nublado e vulnerável a pancadas de chuva e nebulosidade e em todo Estado.

O VCAN também pode influenciar em outros eventos meteorológicos durante seu período de atuação. Para Alagoas, estão previstas trovoadas, sobretudo no Agreste e no Sertão. Por isso, é importante que a população obedeça às recomendações de segurança para estes casos, como evitar permanecer em lugares descampados e não utilizar eletrodomésticos durante a incidência dos trovões.

A Semarh informa que continua monitorando o tempo e, em caso de necessidade, emitirá alertas e avisos para a população. Confira a previsão do tempo para os próximos dias em http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao.