Cidades

Mais de 24 mil famílias da Região Metropolitana de Maceió não recadastram e podem perder tarifa social de água e esgoto

Até o momento, apenas cerca de 10% das famílias cadastradas na região garantiram continuidade do benefício

Por Ascom BRK 25/10/2023 16h18
Mais de 24 mil famílias da Região Metropolitana de Maceió não recadastram e podem perder tarifa social de água e esgoto
Caso a renovação não seja realizada dentro do prazo de 30 dias informado no comunicado da BRK, o cliente perderá o benefício automaticamente - Foto: Ascom BRK

Mais de 24 mil famílias de baixa renda da Região Metropolitana de Maceió correm o risco de perder a tarifa social de água e esgoto. Isso porque, mesmo após terem sido comunicadas sobre o recadastramento anual obrigatório, ainda não realizaram a atualização dos dados junto à BRK para manter o benefício ativo.

Caso a renovação não seja realizada dentro do prazo de 30 dias informado no comunicado da BRK, o cliente perderá o benefício automaticamente. A ação atende à Resolução n°12 da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), de 20 de março de 2022.

Segundo Marcos Souza, gerente comercial da BRK em Alagoas, apenas cerca de 10% das 27 mil famílias atualmente cadastradas garantiram a renovação do benefício até o momento. “A tarifa social é um direito das famílias de baixa renda. A empresa tem trabalhado para ampliar o número de pessoas com acesso ao benefício e a atualização dos dados cadastrais é parte essencial desse processo”, reforçou.

(Foto: Ascom BRK)


Caso o recadastramento não seja realizado, o imóvel passará a ser faturado com base na tarifa residencial vigente. Com o benefício, as famílias de baixa renda têm direito a um desconto de 50% na conta de água e esgoto, conforme critérios estabelecidos pela agência reguladora.

Como fazer o recadastro?

O processo de recadastramento é online e pode ser feito por meio do QR Code impresso no comunicado enviado pela BRK ou pelo WhatsApp (11) 99988 0001. Neste último, basta escolher a opção ‘Recadastro Tarifa Social’ ou enviar a hashtag #tarifasocial.

Os documentos necessários para a atualização cadastral são: CPF, carteira de identidade ou outro documento equivalente com foto, comprovação da propriedade ou posse do imóvel (escritura pública, matrícula do registro, carnê do IPTU ou contrato particular de compra e venda ou locação), além de Cartão do Bolsa Família e Número de Identificação Social.

Todos os documentos precisam estar no nome do titular para que o benefício seja validado. Caso a ligação de água e esgoto não esteja no nome do cliente, a troca de titularidade também pode ser realizada facilmente online, pelo WhatsApp ou na agência Minha BRK, no site www.minhabrk.com.br.