Cidades

Cartórios: CNJ promove segundo dia de provas escritas e práticas em Maceió

Cerca de 1500 candidatos participam, neste domingo (22), de exames do concurso para outorga de delegações de Alagoas

Por Dicom TJ/AL 22/10/2023 15h55 - Atualizado em 22/10/2023 20h41
Cartórios: CNJ promove segundo dia de provas escritas e práticas em Maceió
Candidatos comparecem ao Colégio Santa Úrsula para participar das provas - Foto: Caio Loureiro / Dicom TJ/AL

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) conclui as provas escritas e práticas do concurso para outorga de Delegações de Notas e de Registro de Alagoas, neste domingo (22), em Maceió. Cerca de 1500 candidatos participam dos exames, das 13h às 18h, em prédios da Universidade Mario Pontes Jucá, Colégio Santa Úrsula, Colégio Intensivo e Cesmac.

A etapa começou no sábado (21), para quando um grupo de menor, de 436 pessoas, foi convocado. As provas incluem uma dissertação valendo quatro pontos, uma peça prática valendo quatro pontos e quatro questões discursivas valendo meio ponto cada uma, totalizando dez pontos.

Estarão habilitados para as próximas etapas os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a cinco. Os candidatos já haviam passado por prova objetiva, e os aprovados nesta segunda etapa serão submetidos ainda à prova oral e ao exame de títulos.

O concurso visa preencher mais de 200 vagas. Dois terços delas estão reservadas para provimento, isto é, a disputa se dá entre candidatos do público em geral que atendem aos requisitos legais.

As demais vagas são destinadas a candidatos à remoção, ou seja, pessoas que já exercem titularidade de registro ou notarial no Estado de Alagoas há mais de dois anos. Foram 6.404 candidatos inscritos para a disputa por provimento, e 144 para a remoção.

O certame está sendo conduzido pelo Conselho Nacional de Justiça, que designou o desembargador Marcelo Berthe, do Tribunal de Justiça de São Paulo, para a presidência da seleção, e contratou a Fundação Vunesp como banca organizadora. Berthe e uma equipe do CNJ acompanham a realização das provas em Maceió.