Cidades

Mariápolis é iniciada nesta sexta-feira (6) em Maceió

Evento acontece até o próximo domingo (8) no Recanto Coração de Jesus, localizado na Rua Adolfo Gustavo, no bairro da Serraria

Por Tribuna Hoje com Assessoria 06/10/2023 23h14 - Atualizado em 07/10/2023 16h32
Mariápolis é iniciada nesta sexta-feira (6) em Maceió
Confira a programação completa abaixo - Foto: Divulgação

A cidade de Maceió iniciou nesta sexta-feira (6) a celebração de sua Mariápolis (encontro anual das comunidades do Movimento Focolares). O evento acontece até o próximo domingo (8) no Recanto Coração de Jesus, localizado na Rua Adolfo Gustavo, no bairro da Serraria.

O tema da Mariápolis é 'Oração: o respiro da alma' e o evento na capital alagoana conta com a participação de 140 pessoas.

Anabel e Gilberto foram os apresentadores do primeiro dia (Foto: Divulgação)


O que é o Movimento Focolares

Obra de Maria, também conhecido como Movimento Focolares, é um movimento católico fundado por Chiara Lubich em 1943 na cidade de Trento, norte da Itália. O Movimento dos Focolares é um movimento de cunho apostólico, nascido na Igreja Católica, mas que aceita como membros pessoas de outras denominações cristãs. É conhecido como o Movimento do Diálogo e da Unidade.

Em 1991, Chiara Lubich, tocada pelos graves problema sociais, lançou as bases de uma verdadeira revolução no âmbito econômico com a Economia de Comunhão (EdC), projeto conhecido atualmente no mundo inteiro. Mas a vida dos Focolares no Brasil não se desenvolveu apenas no campo da economia. Os seus reflexos encontram-se em vários campos no tecido social: educação, saúde, política, arte, promoção humana – como testemunham as experiências de Santa Teresinha e Magnificat, no nordeste; e do Bairro do Carmo e do Jardim Margarida, em São Paulo – assim como em várias disciplinas. Um exemplo é o grupo de pesquisa sobre “Direito e fraternidade”, ativo desde 2009 no Centro de Ciências jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina.

São várias as atividades do Movimento, em todos os estados: a escola de formação política Civitas, em João Pessoa; as ações de solidariedade dos Jovens por um Mundo Unido e os encontros para famílias no estado de Alagoas; as olimpíadas para adolescentes em Rio Grande do Sul; o projeto Unicidade, na Mariápolis Ginetta.

O Movimento se insere na chamada Espiritualidade da Comunhão, que também se faz presente em vários outros movimentos e segmentos da Igreja Católica, enraizado no que chamam de Carisma da Unidade.

MARIÁPOLIS

É o encontro mais característico do Movimento dos Focolares: juntos, crianças, jovens e adultos, pessoas de diversos lugares, se encontram por alguns dias,, para viver um laboratório de fraternidade, à luz dos valores universais do Evangelho.

Esta experiência original se repete em vários países do mundo, e tem como guia de conduta a “regra de ouro”, que convida a fazer aos outros o que se gostaria que fosse feito a si.

São dias para experimentar como é possível viver a gratuidade e a doação na vida cotidiana, colocando-as como base de qualquer relacionamento.