Cidades
Ligação clandestina que lançava esgoto na rede de drenagem há quase 30 anos é fechada na Jatiúca
Com a identificação, foi realizado o tamponamento da saída dos dejetos
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), por meio da Operação Língua Suja, fechou uma ligação clandestina de esgoto, que estava lançando dejetos em uma rede de drenagem há quase três décadas. A irregularidade foi identificada na Rua Ferroviário Manoel Gonçalves Filho, no bairro Jatiúca.
Segundo o coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas, a ligação clandestina foi encontrada durante um serviço de reparo no sistema de drenagem na via.
“Identificamos uma quantidade de esgoto vindo das tubulações. Realizamos uma inspeção mais minuciosa para ver a origem, identificando o local de saída. Realizamos os testes de fumaça e corante, com o intuito de identificar a origem, mas não conseguimos”, informa o coordenador.
Rodas explica que a tubulação usada para despejar o esgoto no sistema de drenagem era de cerâmica, tipo de material antigo e que não se usa mais na capital, o que leva a constatar que a ligação estava ocorrendo há cerca de 30 anos.
Com a identificação, foi realizado o tamponamento da saída dos dejetos, fechando a ligação clandestina.
A operação Língua Suja é uma ação da Prefeitura de Maceió, realizada pelas secretarias de Infraestrutura e de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), com objetivo de identificar e fechar as ligações clandestinas, além de autuar os responsáveis pela irregularidade, considerada crime ambiental pela legislação municipal.

Mais lidas
-
1Iniciativa
Deputada Fátima Canuto apresenta iniciativa voltada à saúde integral de meninas em Alagoas
-
2Uso da verba
Vereadores de Poço das Trincheiras estão em conflito
-
3Chegou às redes sociais
Saiba onde assistir 'Tudo Por Uma Segunda Chance', 1ª novela vertical da TV Globo
-
4Direitos do Cidadão
MPF e DPU rejeitam proposta do Estado sobre mudança de local do novo complexo de saúde mental
-
5Na UTI
Jamaicana está em estado grave após cair do palco do Miss Universo 2025, veja vídeo




