Cidades

Frigorífico sem alvará sanitário é interditado por insalubridade e 70 kg de carne são apreendidos

Fiscalização da Vigilância Sanitária de Maceió no Benedito Bentes encontrou diversas irregularidades

Por Ascom SMS 04/10/2023 18h42 - Atualizado em 05/10/2023 01h32
Frigorífico sem alvará sanitário é interditado por insalubridade e 70 kg de carne são apreendidos
Ambiente do frigorífico estava em condições insalubres - Foto: Cortesia

Na manhã desta quarta-feira (4), a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) interditou um frigorífico na parte alta da capital. Durante a ação, equipes de fiscalização encontraram no local 70 quilos de carne bovina e linguiça artesanal estragadas. Além disso, o estabelecimento não possuía alvará sanitário e o ambiente estava em condições insalubres.

O frigorífico, localizado no Benedito Bentes, foi autuado em decorrência das irregularidades que podem causar riscos à saúde do consumidor. Com isso, passará por processo administrativo e deverá pagar multa no valor entre R$ 180 e R$ 38 mil. Os representantes do frigorífico terão 90 dias para regularizar a situação, para assim reabrir e dar continuidade à comercialização nos padrões e normas sanitárias.

As carnes impróprias para o consumo foram apreendidas e o estabelecimento foi interditado. Além disso, Airton Santos, chefe especial da Visa, informou que o frigorífico era reincidente nos descumprimentos das normas sanitárias, e não cumpriu com as recomendações da Vigilância Sanitária em notificação anterior.

“O estabelecimento estava em condições precárias, com risco à saúde de quem trabalha no local e do consumidor. Além da comercialização de carne e linguiças artesanais estragadas, o local não estava com a documentação que autorizava seu funcionamento, no caso alvará sanitário. Nosso compromisso é com a segurança e saúde do consumidor”, alertou Airton Santos.

Denúncia

Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

(Fotos: Cortesia)