Cidades

Curso de Boas Práticas reduz apreensões de alimentos impróprios para o consumo

Vigilância Sanitária constata que a capacitação dos profissionais de lanchonetes, bares e restaurantes contribui para melhorar a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores

Por Marília Ferreira / Ascom SMS 30/09/2023 17h40
Curso de Boas Práticas reduz apreensões de alimentos impróprios para o consumo
Treinamento auxilia os manipuladores de alimentos a aperfeiçoarem suas atividades, eliminando riscos à saúde do consumidor - Foto: Cortesia

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) contabilizou, até o final do mês de agosto de 2023, a apreensão de 27 toneladas de alimentos impróprios para o consumo. No mesmo período no ano anterior, o registro foi de, aproximadamente, 70 toneladas. De acordo com o chefe especial da Visa, Airton Santos, esse resultado tem relação direta com ações educativas como o Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, que o órgão tem ministrado para trabalhadores de lanchonetes, bares e restaurantes, além de outros segmentos da indústria alimentícia como produtores, distribuidores e mercados.

Desde o início de 2023, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) já capacitou 2.500 profissionais que atuam no segmentos de lanchonetes, bares e restaurantes com o Curso de Boas Práticas Sanitárias em Manipulação de Alimentos. O curso ensina as técnicas corretas de manipulação e armazenamento dos alimentos, com a finalidade de garantir que o produto oferecido ao consumidor final estará saudável e com riscos reduzidos de causar algum mal à saúde desse consumidor.

Esse trabalho da Visa já teve, no entanto, um alcance muito maior, considerando os diversos segmentos que passaram por essa capacitação. O órgão contabiliza, em 2023, cerca de 6 mil profissionais. Esse número se aproxima de 20 mil trabalhadores capacitados quando a soma leva em conta os 2 anos e 8 meses da Gestão JHC.

“O que observamos é que, através dos cursos de Boa Práticas, o número de apreensões de produtos fora do prazo de validade reduziu bastante em Maceió. Consequentemente, os estabelecimentos melhoram mais na higienização, manipulação e acondicionamento dos produtos. Isso é graças às ações educativas da Vigilância Sanitária, que segue empenhada em promover atividades de educação em saúde para garantir a segurança alimentar dos consumidores”, afirmou.

Curso de Boas Práticas

Sendo uma das principais ações do planejamento estratégico do órgão, o curso de Boa Práticas continua sendo um meio de aprimoramento das práticas sanitárias para os diversos trabalhadores do ramo alimentício. Na quarta-feira (27), a Vigilância Sanitária promoveu mais uma capacitação em boas práticas sanitárias destinada para 100 profissionais que atuam em restaurantes, bares e lanchonetes.

O treinamento teve como objetivo melhorar as condições de higiene dos estabelecimentos, armazenamento, refrigeração, prazo de validade dos produtos e reforçar o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) dos funcionários.

A palestra foi ministrada por Airton Santos, chefe especial da Visa e pela fiscal sanitária, Maria Inez Moutinho. Ao final da capacitação, os profissionais receberam o certificado de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos.