Cidades

Ladeira que dá acesso ao bairro do Fernão Velho é liberada pela Defesa Civil

Veículos pesados e ônibus podem voltar a circular desde a tarde desta terça-feira (26)

Por Marcelle Limeira / Ascom Defesa Civil | Renato Arruda / Ascom DMTT | Mariane Rodrigues / Ascom Seminfra 27/09/2023 00h45
Ladeira que dá acesso ao bairro do Fernão Velho é liberada pela Defesa Civil
Veículos de passeio e veículos pesados já podem circular normalmente - Foto: Ascom Defesa Civil

A Defesa Civil de Maceió liberou, na manhã desta terça-feira (26), o isolamento de meia pista na ladeira que dá acesso ao bairro do Fernão Velho. A pista foi liberada após quase dois meses de isolamento para estudos de monitoramento da encosta.

“Verificamos que, no momento, o isolamento não se faz mais necessário e os moradores do bairro podem voltar a utilizar a ladeira de forma segura”, explica Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió.

O monitoramento da encosta continuará acontecendo por meio do Sistema Global de Navegação por Satélite (Global Navigation Satellite System - GNSS), tecnologia que permite coletar dados e identificar possíveis movimentações de solo, para propor ações preventivas nas áreas de risco.

“O monitoramento deve continuar e, inclusive, poderemos verificar se a circulação de veículos pesados provoca alguma influência na ladeira, resultando, ainda que de forma mínima, em movimentação de solo na encosta. Nossa missão é garantir a segurança da população, realizando ações de prevenção de risco e monitoramento em todas as áreas de risco da nossa capital”, acrescenta o coordenador.

Linhas de Ônibus

Com a liberação, as três linhas de ônibus que trafegam pela ladeira voltam ainda nesta terça-feira a realizar seu itinerário normal. Confira as linhas: 057-Rio Novo/Centro, 058-Fernão Velho/Centro e 714-Rio Novo/Ponta Verde.

Obras na encosta

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), realizou vistorias, monitoramentos e estudos técnicos no local. Atualmente, o órgão está elaborando projeto de obra para definir qual a solução e tecnologia mais eficiente para o problema apresentado na localidade.

Estima-se que, no prazo de 15 dias, será apresentado o projeto e iniciados os trâmites administrativos para declaração de processo licitatório, que deve durar 120 dias. Enquanto isso, o órgão continuará monitorando a região.