Cidades

Começa nesta quinta em Maceió a Campanha Nacional de Multivacinação

Mobilização tem como objetivo a retomada de altas coberturas vacinais e impedir a reintrodução de doenças já eliminadas no país

Por Marília Ferreira / Ascom SMS 20/09/2023 23h57
Começa nesta quinta em Maceió a Campanha Nacional de Multivacinação
Crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade são o público-alvo da campanha - Foto: Ascom SMS

A capital alagoana antecipa, nesta quinta-feira (21), o início da Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias). A nível estadual, Alagoas iniciará a campanha no dia 30 de setembro. A iniciativa tem como objetivo retomar as altas coberturas vacinais e impedir a reintrodução de doenças já eliminadas no país. A campanha segue até o dia 14 de outubro.

Com exceção da vacina BCG, que é administrada em 4 unidades referenciadas devido ao prazo de validade pós abertura do frasco, as vacinas pertencentes ao Calendário Básico de Vacinação da criança e do adolescente estarão disponíveis em todas as salas de vacinação do município, a partir desta quinta (21).

Segundo a coordenadora técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, o Município estará desenvolvendo estratégias através do Microplanejamento, uma nova metodologia da Organização Mundial da Saúde (OMS), que será um diferencial para atingir melhores coberturas vacinais.

“Essa nova etapa da campanha tem como foco prioritário a retomada de altas coberturas vacinais do país. Por isso, estaremos realizando ações de microplanejamento, um método recomendado pela OMS, com o intuito de alinhar estratégias de acordo com a realidade local e, assim, alcançarmos maiores índices de coberturas vacinais em Maceió”, afirmou.

Para receber o imunizante, o público-alvo deverá apresentar a caderneta vacinal no ato da imunização. Crianças devem comparecer aos locais de vacinação acompanhadas dos pais ou responsável.

Locais de vacinação

A aplicação das doses ocorrerá em todas as salas de vacina das Unidades de Saúde do Município, de segunda a sexta-feira. Os imunizantes para atualização do calendário básico de vacinação também estarão disponíveis nos seguintes pontos fixos:

- Saúde da Gente Mulher e Infantil: funcionamento de domingo a domingo, 7 dias em casa local, segunda a sábado de 8h às 20h e domingo de 8h às 16h;

- Shopping Pátio: funcionamento de segunda a sábado de 13h às 21h e domingo de 12h às 19h;

- Maceió Shopping: funcionamento de segunda a sábado de 9h às 21h (a partir de 9 anos de idade);

- CAT Praia: funcionamento de domingo a domingo das 14h às 21h.

Coadministração de vacinas

As vacinas contra a Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. A campanha de multivacinação é uma iniciativa do Movimento Nacional pela Vacinação, cujo foco prioritário é a retomada das altas coberturas vacinais, incluindo a imunização contra a Covid-19 e demais vacinas do calendário.

Confira as vacinas disponibilizadas

BCG (apenas em 4 unidades referenciadas)

Hepatite A

Hepatite B

Penta (DTP/Hib/Hep. B)

Pneumocócica 10 Valente

Vacina Inativada Poliomielite (VIP)

Vacina Oral Poliomielite (VOP)

Vacina Rotavírus Humano (VRH)

Meningocócica C (conjugada)

Febre Amarela

Tríplice Viral

DTP (tríplice bacteriana)

HPV quadrivalente

DT (dupla adulto)

DTPA (DTP adulto)

Meningocócica ACWY