Cidades

Hemoal faz coletas itinerantes de sangue em Arapiraca e Maceió nesta terça-feira (12)

Ações visam estabilizar o estoque para atender as maternidades e hospitais

Por Josenildo Törres / Ascom Sesau/AL 11/09/2023 21h18
Hemoal faz coletas itinerantes de sangue em Arapiraca e Maceió nesta terça-feira (12)
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos - Foto: Olival Santos / Ascom Sesau

Além de receber doações de sangue em seus postos fixos, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) fará duas coletas itinerantes nesta terça-feira (12), visando manter e estabilizar o estoque para atender as maternidades e hospitais. Em Arapiraca, a ação ocorrerá na Praça Marques da Silva, no Centro, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Já em Maceió, a iniciativa externa será realizada no Centro Universitário Cesmac, na Rua Cônego Machado, no bairro Farol.

Para se candidatar à doação de sangue, os voluntários devem seguir os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). É necessário pesar 50 quilos ou mais, ter entre 16 a 69 anos de idade e, caso seja menor de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado dos pais ou responsável legal, com os respectivos documentos comprobatórios.

Segundo a gerente do Hemoal Arapiraca, a assistente social Aurélia Fernandes, com relação aos impeditivos definitivos para doar sangue está o fato de ter contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. “Já no caso das pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou que colocaram piercing, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses, contados a partir da data do procedimento”, esclareceu a gestora.

Aurélia Fernandes ressaltou, ainda, que os voluntários não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação de sangue. “Também é necessário evitar o consumo de alimentos gordurosos e exige-se que o candidato à doação tenha dormido pelo menos seis horas na noite anterior ao dia de comparecer ao posto de coleta”, informou.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, reforçou que a estratégia das coletas externas representa uma ação acertada do Hemoal, visando manter estabilizado o estoque de sangue. “Como sabemos, muitas pessoas desejam ser doadoras, mas não dispõem de tempo para se deslocar até os postos fixos e, com isso, as ações itinerantes são fundamentais”, enfatizou.

Postos de Doação

No interior, as doações de sangue podem ser feitas no Hemoal Arapiraca, na Unidade Eldorado, situada próximo à Escola Alternativa, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 17h, bem como, aos sábados, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. Há também o Hemoal Coruripe, que funciona às quintas-feiras, das 9h às 16h.

Já em Maceió, o voluntário pode comparecer às Unidades Trapiche ou Via Expressa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 7h30 às 17h. Há também a Unidade Farol, no Hospital Veredas, que atende às terças-feiras, das 7h às 17h.