Cidades
Corujão da Saúde atende até 21 horas em Maceió
Programa da Prefeitura comtempa 22 unidades de Maceió, humaniza atendimento e transforma saúde pública da capital alagoana

Com um olhar humanizado às demandas do povo maceioense, a gestão do prefeito JHC tem alcançado números e índices importantes nos mais diversos setores. A saúde pública é uma dessas áreas e graças às iniciativas da Prefeitura é perceptível o cuidado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Um dos programas de destaque nesta área é o Corujão da Saúde, que tem como objetivo ampliar os atendimentos de saúde para aqueles que não podem se dirigir a uma Unidade de Saúde durante o dia. Lançado em setembro de 2021, o Corujão da Saúde é um marco da gestão que, em dois anos, alcançou um sucesso que é revelado através dos números: 175 mil atendimentos realizados aos usuários.
Ele tem facilitado o acesso a serviços e diminuído o fluxo de espera por atendimentos. Dessa maneira, além do horário normal de funcionamento, 22 unidades de saúde passaram a ter horário estendido, das 17h às 21h.
“O Corujão da Saúde representa um grande avanço na saúde pública da nossa capital. O programa facilita o acesso de pessoas que não podem se dirigir aos postos durante o dia para cuidar da saúde. O Corujão da Saúde é resultado de uma gestão que gosta de gente e demonstra isso trazendo soluções aos anseios da população usuária do SUS”, destaca o secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias.
José Benedito de Sousa é usuário da Unidade Básica de Saúde Tereza Barbosa, localizada no Eustáquio Gomes, e se diz muito satisfeito com o atendimento do Corujão e em poder ter acesso aos serviços de saúde no horário estendido.
“É muito bom ver mudanças positivas como essa na capital. O Corujão da Saúde é maravilhoso, o atendimento dos profissionais é excelente. Agora, temos a chance também de buscar atendimento médico não só pelo dia, mas pela noite também. Só trouxe benefícios a todos nós”, comenta
A capital já conta com 22 unidades funcionando com o modelo inovador, que oferece diversos serviços de saúde para a população. Entre eles estão os atendimentos clínicos, ginecológicos e odontológicos, consultas de enfermagem, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C e gravidez, puericultura, dispensação de medicamentos, aferição de pressão arterial, glicemia e vacinação.
Como ter acesso aos serviços nas unidades de saúde da Prefeitura
Os usuários também podem contar com os programas estratégicos da Atenção Básica, como saúde do homem, saúde do idoso e acompanhamento de doentes crônicos (hipertensão e diabetes), hanseníase e tuberculose.
Para ter acesso ao serviço, o usuário não precisa marcar de forma prévia. Diariamente são disponibilizadas 20 vagas, sendo quatro para emergência, para consultas médicas e de enfermagem em cada uma das 22 unidades que contam com o modelo, no horário das 17h às 21h.
Para a marcação do atendimento, basta o usuário comparecer até a Unidade de Saúde no horário estendido, munido de documento pessoal com foto, comprovante de residência e cartão SUS.
Se houver vaga, o usuário é prontamente atendido. No caso de fichas esgotadas, os profissionais fazem um agendamento prévio, para o dia seguinte ou o dia mais próximo, de modo que o usuário seja assistido de forma célere.
22 UNIDADES
Ao todo, a Prefeitura Municipal de Maceió disponibiliza 22 Unidades com Corujão da Saúde, localizadas tanto na parte baixa como na parte alta da cidade.
Confira:
UBS Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica);
UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes);
UBS Hamilton Falcão (Benedito Bentes);
UBS José Tenório (Serraria);
UBS Durval Cortez (Prado);
UBS Pitanguinha;
UBS Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra);
UBS Antônio de Pádua (Petrópolis);
UBS José Guedes de Farias (Santa Amélia);
UBS Djalma Loureiro (Clima Bom);
UBS Aliomar Almeida Lins (Benedito Bentes);
USF Jorge David Nasser (Ipioca);
USF Vanderli Maria de Andrade (Riacho Doce);
UBS Jardim São Francisco (Levada);
UBS Felício Napoleão (Jacintinho);
US Jorge Duarte Quintella Cavalcanti (Graciliano Ramos);
URS Walter de Moura Lima (Santa Amélia);
UDA Divaldo Suruagy (Barro Duro);
USF João Sampaio (Tabuleiro do Martins);
UBS José de Araújo Silva (Jacintinho);
UBS Hélvio Auto (Trapiche da Barra);
UBS Roland Simon (Vergel).
Saúde da Gente já beneficiou cerca de 117 localidades na capital alagoana
O maior programa de saúde itinerante do Brasil segue beneficiando diversos bairros de Maceió. A partir de segunda-feira (11), o Saúde da Gente vai levar assistência em saúde para moradores de duas localidades do Benedito Bentes. As equipes devem permanecer nos locais até o próximo dia 17 de setembro.
Desde a sua implantação, os serviços já chegaram a 31 bairros e 117 localidades, que são as comunidades ou conjuntos habitacionais. Com cinco frentes de atuação, Saúde da Mulher, Saúde Infantil, Saúde Mental, Saúde nas Grotas e Saúde Animal, a iniciativa tem levado atendimentos em saúde para a população que mais precisa, melhorando a assistência prestada aos maceioenses.
Saúde Infantil
A equipe da frente de Saúde Infantil vai realizar atendimentos no Conjunto Luiz Pedro III, no Benedito Bentes. No local, serão oferecidos serviços de vacinação, atendimentos pediátrico e psicológico, enfermagem, oftalmologia, coleta de exames, puericultura e encaminhamento às unidades de saúde para a realização dos testes do pezinho e da orelhinha.
Saúde da Mulher
Já a Saúde da Mulher vai levar assistência para as mulheres da Grota da Alegria, também no Benedito Bentes. Os serviços oferecidos são consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, além de exames de citologia, ultrassom, laboratoriais, solicitação de mamografia, atendimento psicológico, orientações sobre pré-natal, planejamento reprodutivo e familiar, entre outros.
Saúde Animal
A frente animal realizará atendimentos veterinários no Conjunto Luiz Pedro III, no Benedito Bentes, ao lado da tenda infantil. Os serviços são destinados a cães e gatos e estarão disponíveis consultas, vacinação antirrábica e vermifugação para os animais.
Saúde Mental
Os serviços da frente de Saúde Mental continuam acontecendo de forma descentralizada nas clínicas itinerantes (Saúde da Mulher e Saúde Infantil) e em Unidades de Saúde.
Saúde nas Grotas
A população que reside nas comunidades continua recebendo os serviços de forma domiciliar, com a frente de Saúde nas Grotas. Nesta semana, serão beneficiados moradores das seguintes localidades: Nações Unidades (Tabuleiro do Martins), Grutão (Gruta de Lourdes), Comunidade Sitinho (Chã de Bebedouro), Poço Azul (Santa Lúcia), Caetés (Benedito Bentes), grota do Bolão (Farol), grota do Andraújo (Garça Torta) e Bela Vista 2 (Benedito Bentes).
As pessoas abrigadas nas unidades de acolhimento institucional de Maceió também serão atendidas pelas equipes do Saúde da Gente.
Já o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia, localizado na Ponta Verde, também permanece com os serviços de vacinação, de domingo a domingo, das 15h às 21h e demais serviços de saúde, a partir das 9h.
Mais lidas
-
1Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote
-
2Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série?
-
3'Vale a Pena Ver de Novo'
Vilão intenso e revoltado! Como Alexandre morre em 'A Viagem'?
-
4Final feliz
Padre é localizado com vida em Arapiraca
-
5Maceió
Igreja processa padre suspeito de desviar R$ 3 milhões de projetos